21/09/2009 – 11:52
Brasília, 21/09/09 (MJ) – O Sistema Penitenciário Federal ganhou reforço de 304 agentes na última sexta-feira (18). Cerimônia na Academia Nacional de Polícia, em Brasília, marcou o encerramento do I Curso de Formação de Agentes Penitenciários Federais. Os formandos vão atuar nas unidades federais de Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).
Durante dois meses, os profissionais aprovados no concurso público do início deste ano receberam treinamentos práticos, além de aulas sobre direitos humanos, direito penal, tratamento penitenciário, atenção à saúde, políticas de educação, noções de políticas públicas e procedimentos em equipamentos de segurança penitenciária.
Além de agentes penitenciários, o I Curso de Formação capacitou 39 especialistas em assistência penitenciária (médicos, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos). A formatura aconteceu na última semana de agosto e os profissionais serão nomeados até a primeira quinzena de outubro.
Em funcionamento desde 2006, o Sistema Penitenciário Federal foi criado para isolar líderes de facções criminosas e combater o crime organizado, além de auxiliar os estados a combater eventos críticos, causados por presos que estejam desestabilizando o sistema. Desde então, mais de 600 detentos já passaram pelo sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário