Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Autoridades se reúnem para discutir Segurança Pública.

24/04/2009
Diversas autoridades da área de Segurança Pública reuniram-se na noite do dia 23, na Câmara Municipal de Pedreiras, com o intuito de discutir e apresentar ações de políticas públicas para melhorias no setor. Integrantes das policias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, juízes, promotores, vereadores, empresários e sociedade civil organizada, deliberaram por cerca de quatro horas, apresentando soluções e propostas para viabilizar no pólo que inclui Pedreiras, Trizidela do Vale e povoados circunvizinhos, a marca de nível zero em criminalidade.

A iniciativa de audiências públicas com as autoridades locais prosseguirá mensalmente. Na próxima reunião será avaliado o andamento das propostas solicitadas. O representante da Secretaria de Segurança do Estado, coronel William Romão, ressaltou a importância desses encontros.

“Esta é uma iniciativa louvável, pois se concretiza a promoção de soluções no âmbito da Segurança Pública e a presença dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário demonstra que todos estão empenhados nessa luta, pois a Segurança é responsabilidade de todos”, concluiu o coronel.

O prefeito da cidade, Lenoilson Passos, destacou também, o estudo de um projeto para colocação de câmaras de vigilância nas principais ruas e avenidas de Pedreiras, que segundo ele, facilitaria a identificação de criminosos.

METAS

Dentre as principais metas estabelecidas, estão a criação de concurso público para provimento de vagas na Polícia Militar, visando um aumento do quadro de efetivos da instituição na localidade, que atualmente dispõe de 153 policiais, sendo 57 distribuídos nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, ficando o restante nos demais lugarejos. Segundo o major Honório, representante da PM na área, o aumento desse contingente é fundamental para a diminuição da criminalidade na região.

Outras ações apresentadas foram a instalação de guaritas de segurança na entrada da cidade; a implantação da Guarda Municipal; a ronda permanentemente de viaturas nas ruas da cidade numa espécie de polícia de proximidade; a promoção de palestras educativas contra o uso das drogas para adolescentes promovidas por especialistas do assunto nos hospitais e colégios da região; a mobilização forte na comunidade para o uso mais freqüente do Disque Denúncia; a construção de quadras de esporte e lazer.

Fonte: Governo do Maranhão.

Bate-papo virtual da 1ª Conseg discute segurança pública.

Brasília, 24/04/09 (MJ) – Como buscar formas estáveis de financiamento e gestão da segurança pública? Essa é uma das questões que serão discutidas no próximo bate-papo virtual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), marcado para segunda-feira (27), às 21 horas, com a participação do especialista Renato Lima, representante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O encontro terá duração de duas horas e é aberto a todos os interessados, basta acessar o portal da Conferência e se inscrever (www.conseg.gov.br). Cada chat promovido pela 1ª Conseg trata de um dos sete eixos-temáticos contidos no Texto-base – documento elaborado pelo Ministério da Justiça para nortear as discussões da Conferência. Após as discussões on-line, os internautas podem contribuir com propostas no Fórum de debates disponível no portal www.conseg.gov.br.

Conferência virtual - Este é o terceiro chat de uma série de oito. A rodada foi inaugurada no dia 8 de abril, com a participação do secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. No dia 16 de abril, o bate-papo virtual recebeu o filósofo José Antônio Moroni, que conversou com internautas de todo o país sobre gestão democrática da segurança pública.

Todo esse processo participativo, que inclui os chats e fóruns, configura uma conferência virtual, evento que faz parte das etapas preparatórias da 1ª Conseg. O objetivo é abrir mais um canal de diálogo social e receber sugestões de cidadãos pela internet. As ações sugeridas no Fórum vão compor o caderno de propostas a ser votado durante a etapa nacional da Conferência, de 27 a 30 de agosto, em Brasília.

Fonte: Ministério da Justiça.