Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Busca pessoal como estratégia de eficiência na prevenção criminal.


20/09/2009 – 03:53
Por Silas Bordini
O presente trabalho discute a legalidade da realização da busca pessoal independentemente de mandado judicial, pelas polícias militares, e seu uso como estratégia de eficiência na prevenção criminal. Apresenta conceituação de intervenção policial reativa e pró-ativa, abordagem policial, busca pessoal, tirocínio policial, comportamento suspeito e indivíduo suspeito. Discorre sobre o processo de construção da suspeita, com a apresentação de relatos colhidos de policiais militares paulistas. Apresenta o estudo conduzido na 2ª Companhia do 46º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, que traça um comparativo entre as prisões em flagrante realizadas em decorrência de solicitação externa daquelas decorrentes do tirocínio policial. Conclui-se que a busca pessoal preventiva é importante e eficiente ferramenta de prevenção criminal e medida legítima de preservação da ordem pública.
Palavras-chave: Polícia Militar. Busca pessoal. Prevenção criminal. Tirocínio policial. Comportamento suspeito
Como Citar: BORDINI DO AMARAL, Silas, Neto. Busca pessoal como estratégia de eficiência na prevenção criminal e medida de preservação da ordem pública. São Paulo: Polícia Militar do Estado de São Paulo. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário