Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Inaugurado Complexo Policial da Área do Itaqui-Bacanga pelo Governo do Maranhão

11/08/2017

Atendendo a uma demanda histórica da população, o governador Flávio Dino inaugurou, nesta quinta-feira (10), o Complexo Policial da Área do Itaqui-Bacanga, que reúne Polícia Militar e Civil numa iniciativa inédita do Governo do Estado. A unidade é fruto de parceria com a Vale e será responsável pelas ações de segurança e investigação em 53 bairros da região, garantindo que as forças de segurança se aproximem ainda mais dos moradores de uma das áreas mais populosas de São Luís.

HOMILIA DO DIA: Deus dá liberdade aos Seus filhos

Deus dá liberdade aos Seus filhos

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

Quando escutamos esse Evangelho do dia de hoje, a conotação pode parecer estranha porque se, de fato, os filhos são livres, eles não devem nada a ninguém. Não devemos nada a este mundo porque nem somos filhos dele, somos filhos do Céu e precisamos viver na liberdade dos filhos de Deus. Entendemos o contrário, achamos que “livres” são aqueles que vivem para o mundo, fazem o que querem e o que podem. É uma ilusão e um engano pois quem faz o que quer e o que não pode, faz o que não deve e depois se estraga, se perde e se corrompe.

Deus não nos priva de nada, pelo contrário, Ele nos dá a graça de termos acesso ao Reino que Ele preparou só para nós, que cremos n’Ele, que somos Seus filhos e queremos viver como Seus filhos.

O Reino de Deus não é privação do mundo, mas é privação da depravação do mundo, do sentimento de maldade e malícia que há no mundo para que sejamos guardados e preservados do mal para vivermos o bem. Então, como filhos não podemos nos comportar como escravos.

Há pessoas que sentem-se aniquiladas: “Eu sou de Deus, que tristeza! Quem é de Deus não pode fazer nada. Quem é de Deus vive privado de tudo. Quem é de Deus não bebe, não fuma”. Mas desde quando beber e fumar é liberdade? O que mais temos são pessoas escravas da bebida, do cigarro e de todos os males deste mundo. A liberdade é saber que podemos beber e não vamos beber; podemos fumar, mas não vamos fumar. A liberdade é poder fazer escolhas.

A liberdade não é nos entregar e depois não conseguir mais nos libertar desses males. Somos filhos e os filhos são livres, mas para não escandalizar os filhos fazem até aquilo que não deveriam fazer. Serei claro como a Palavra está sendo quando manda que Pedro lance o anzol e abra a boca do peixe para pegar moedas.

Pagar impostos é uma das coisas mais injustas deste mundo, que nem deveríamos pagar, mas pagamos. E por que pagamos? Para sermos exemplos, para não sermos causa de escândalo para o mundo.

Os discípulos de Jesus não cumprem as ordens da Lei. Temos de ser os primeiros a cumprir as ordens e as leis do mundo, temos de ser os primeiros a dar exemplo, obedecer as leis de trânsito, pagar os impostos, os pedágios da vida, cumprir com as nossas obrigações.

Somos livres e na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

 

Fonte: Canção Nova.

HOMILIA DO PADRE PAULO RICARDO

São Maximiliano Maria Kolbe, cuja memória a Igreja hoje celebra, foi um dos grandes apóstolos da consagração total à Virgem Maria. O seu método, embora difira em ênfase do de São Luís Maria Grignion de Montfort, consiste em entregar-se por completo à Imaculada e associar-se a ela no mistério de Pentecostes, para depois sair em missão, levando o Evangelho de Cristo a toda criatura. Assista à homilia desta segunda-feira, dia 14 de agosto, e coloquemo-nos sob os cuidados de Maria e a proteção de São Maximiliano, a fim de conservarmos íntegra a nossa fé e a levarmos àqueles que ainda não a possuem.



LITURGIA DO DIA

Primeira Leitura (Dt 10,12-22)
Responsório (Sl 147)
Evangelho (Mt 17,22-27)  
 

São Maximiliano Maria Kolbe, mártir da caridade