Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

IV Congresso Nacional de Delegados de Polícia Federal: Segurança em grandes eventos – Parte II.

06/11/2009 – 17:51

Painelistas destacaram a importância do trabalho conjunto entre as diversas instituições envolvidas na organização da Copa e das Olimpíadas no Brasil

O segundo ciclo do fórum de debates Segurança nos grandes eventos internacionais: experiência nos jogos Pan-Americanos Rio 2007 e a preparação para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 teve como debatedores o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; o policial aposentado alemão Bernd Manthey, consultor de segurança em grandes eventos esportivos realizados na Europa; o Delegado de Polícia Federal Valmir Lemos de Oliveira, Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; e o Diretor Geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa.

Ricardo Teixeira abordou o tema Expectativas para a Copa de 2014. O presidente da CBF falou sobre o modelo de gestão para o Mundial. “Nosso modelo será o mais privado possível. Temos que definir corretamente as tarefas e utilizar os recursos de modo a gerar os maiores benefícios possíveis para a população. E a Polícia Federal terá papel primordial na fiscalização desses recursos públicos”, destacou. Para Teixeira, a Copa de 2014 será uma grande oportunidade para deixar um grande legado para as novas gerações. “E para a Polícia Federal, será também uma grande oportunidade para a modernização de sua infraestrutura tecnológica e de atualização de seu corpo de profissionais, afinal, nas portas de entrada e saída, a instituição estará presente”, destacou

A apresentação de Bernd Manthey teve como tema A experiência da Eurocopa. O policial alemão foi o responsável pela segurança da Copa do Mundo da Alemanha de 2006 e prestou assessoria para os mundiais do Japão e da Coreia, em 2002, e para as Eurocopas de 2000 e 2004. Manthey destacou a importância de um trabalho conjunto para o sucesso da Copa e 2014. “É muito importante que as autoridades, especialmente as de segurança, trabalhem em parceria com a entidade executora (CBF) e a organizadora (FIFA) desde o início. Além disso, é essencial que a política também trabalhe em conjunto, incluindo recursos públicos”, afirmou.

O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal falou sobre a Segurança Pública nos grandes eventos. Valmir Lemos de Oliveira também destacou a importância da cooperação para o sucesso da Copa, que terá uma das sedes em Brasília, e das Olimpíadas. “O desenho constitucional relacionado à Segurança Publica aponta para a necessidade de cooperação e coordenação constante entre os órgãos de segurança de todas as esferas de governo. Razão pela qual todos devem entender que grandes eventos envolvem um comprometimento maior do Estado e devem contar com o apoio de todos para o alcance do pleno êxito”, destacou.

Luiz Fernando Corrêa falou sobre o papel da Polícia Federal nos grandes eventos. O Diretor Geral da PF, a exemplo dos demais palestrantes, também destacou a necessidade de união entre as diversas instituições envolvidas na organização da Copa e das Olimpíadas no Brasil. “Um dos principais desafios para a Polícia Federal na realização da segurança desses eventos será a coordenação com outras instituições envolvidas. O trabalho em conjunto com essas entidades garantirá o sucesso dos eventos. A responsabilidade pela segurança será de todos os envolvidos na organização da Copa e das Olimpíadas”, afirmou.

Fonte: Associação dos Delegados de Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário