Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

35 casos de pedofilia por mês no Maranhão.


14/09/2009 – 22:20
Dados do Disque-Denúncia revelam que o estado do Maranhão ocupa a terceira posição no ranking de casos de pedofilia no Brasil.
Allan Jorge e Kely Lima
O Imparcial Online
Dados do Disque-Denúncia revelam que o estado do Maranhão ocupa a terceira posição no ranking de casos de pedofilia no Brasil. O levantamento diz ainda que o estado recebeu de janeiro até setembro 273 ligações de denúncias contra pedofilia, mais de uma por dia, 35 por mês.
 Por conta do índice, está na capital maranhense a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal que investiga e apura crimes de abuso contra adolescentes e o envolvimento do crime organizado com tais casos. O Promotor Washigton Cantanhêdo, especialista em crimes contra crianças e adolescentes, explicou que um dos objetivos da CPI é alertar a população sobre o tema.
 “É importante que todos saibam o que é pedofilia e os males que ela pode ocasionar em uma criança ou adolescente”, afirmou. Para ele, os criminosos encontram na internet uma facilidade para escolherem suas vitimas.
 “Sabe-se que hoje um dos elementos que mais contribuem para o aumento de crianças e adolescentes serem alvos de pedófilos é a superexposição em comunidades virtuais de relacionamento, ou internet de modo geral. Eles, ao verem os perfis das vitimas tentam se relacionar de certa forma com os mesmos”, explicou.
Complexo
 A Assistente Social Sandra Portilho, especialista em infância e violência doméstica, disse que a pedofilia é uma patologia mais complexa do que aparenta.
 “Nem sempre o envolvimento de adultos com crianças é caracterizado como pedofilia. Um exemplo é o caso do relacionamento de pessoas adultas com crianças acima de 12 anos. Essa aproximação, às vezes, se dá simplesmente pelo fato do parceiro ser mais jovem, e pela atração ao corpo que está se definindo. Nem sempre se caracterizando um distúrbio de comportamento”, explica.
 Entretanto, configura-se como atentado violento ao pudor, o voyeurismo - ato de observar outras pessoas com o objetivo de obter excitação sexual, através da mostra de genitália ou fotos. E crime de estupro, que é o toque ou a penetração no órgão sexual. A pena para o crime varia de seis a dez anos de reclusão, com aumento em até metade do período, dependendo das circunstâncias do crime.
Características
Portilho explicou também que o pedófilo se distingue pela capacidade de não se controlar diante dos desejos. E comete não só um, mas vários abusos contra crianças (de 0 a 11 anos de idade). Outra característica é que o abusador, geralmente, faz parte da família de suas vítimas ou do círculo próximo. Isso faz com que os casos, na maioria, sejam encobertos pelos parentes e assim dificultando o atendimento psicológico aos vitimados.
Procedimentos
 Em caso de abuso, a assistente social aconselha que o menor seja encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) onde passará a ser monitorada, juntamente com a família. Paralelo a esse processo, a criança é encaminhada ao centro de perícia técnica para fazer o exame de corpo de delito.
 Na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) será, então, instaurado um inquérito. Já o abusador necessita de acompanhamento psicológico para que ele passe a conviver com a compulsão e não volte a reincidir no crime. O tratamento nem sempre é possível de ser realizado, pois a principal dificuldade ainda está no pedófilo reconhecer que possui a patologia e que precisa de tratamento.
Vítimas
 O psicólogo Ítalo Gondin aponta as alterações no comportamento das crianças como um dos fatores indicativos de abuso.
 “No caso de crianças toda atenção é possível. Uma das características do violado é ficar calado, banhar várias vezes, vestir-se com muita ou com poucas roupas, agressividade, etc”, alerta.
 De acordo com o psicólogo, a vítima, geralmente, é psicologicamente manipulada para que não denuncie o crime. Isso funciona através de ameaças de morte à vítima ou familiares e existe até mesmo o convencimento de que é um ato de amor.
Denuncias podem ser feitas pelo telefone 3223-5800 (capital) e 0300-3135800 (interior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário