Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

domingo, 7 de junho de 2009

Valdivino Cabral destaca o sucesso do Proerd no Estado.

03/06/2009 - 14h46

Cláudio Brito

Agência Assembleia

O deputado Valdivino Cabral (PV) ocupou hoje (quarta-feira, 3) a tribuna da Assembleia para destacar o sucesso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), de caráter social e preventivo, posto em prática pela Polícia Militar junto aos alunos das 5ª série, na faixa etária de 9 a 12 anos, e aos adolescentes da 7ª série, de 12 a 14 anos de idade.

Segundo Valdivino, o Proerd – aplicado nas escolas nas redes de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre a Polícia Militar, escola e família – oferece atividades educacionais em sala de aula, que despertam nas crianças e nos adolescentes, a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania plena.

Atualmente programa é coordenado pelo tenente-coronel PM, José de Ribamar Pereira da Silva Filho. "A Polícia Militar do Maranhão está de parabéns por desenvolver tão bem essa missão de evitar que crianças e adolescentes ingressem no mundo da droga e da violência. Também estão de parabéns a Prefeitura e a Câmara de Santa Inês, que apóiam essa atividade no nosso município", afirmou Valdivino.

HISTÓRICO

O Proerd foi criado no ano de 1983 na cidade de Los Angeles (EUA), em parceria firmada entre o Distrito Escolar e o Departamento de Polícia daquela cidade. Hoje é desenvolvido em 58 países, e desde 2002 em todos os Estados brasileiros.

O programa chegou ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em São Paulo no ano de1993, por meio da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, de onde o programa se expandiu para os demais Estados brasileiros.

No Maranhão, o Proerd foi implantado no município de Santa Inês no dia 11 de junho de 2002. Um convênio foi assinado entre a Polícia Militar, através do 7º Batalhão e a Prefeitura de Santa Inês.

No mesmo dia, foi assinado um protocolo de intenções para o desenvolvimento do programa com a Escola Municipal Antonio Boing, através da diretora Maria Alves de Sousa, do inspetor PM Jairo Euton de Jesus Raposo, e do coronel PM Raimundo Nonato Carneiro Silva, coordenador do Proerd naquele ano.

No dia 18 de junho de 2002, foi assinado novo protocolo de intenções com a Unidade Integrada Inês Galvão. No dia 8 de agosto de 2002 foi assinado um outro protocolo de intenções com escola Horas Alegres e com o colégio Atuação, da rede privada, para o desenvolvimento do programa. No final daquele ano letivo foram formados os primeiros 240 alunos do Maranhão.

Hoje o Proerd é desenvolvido em 75 municípios do Estado. Conta com 103 instrutores e 118.351 alunos formados. A meta de alcançar até o final de 2009, um total de 170 mil alunos formados.

Fonte: Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário