Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

domingo, 7 de junho de 2009

Deputado Edvaldo Holanda critica modelo de segurança adotado pelo governo.

03/06/2009

Viviane Menezes

Agência Assembleia

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) acusou nesta quarta-feira, 3, a governadora Roseana Sarney de esvaziar as atribuições da Secretaria de Segurança Cidadã. Segundo ele, a prova está no projeto de reforma administrativa encaminhada a Assembleia Legislativa, que muda a nomenclatura da pasta para Secretaria de Estado de Segurança do Maranhão. "Parece nada, mas é muita coisa, é a proclamação para a sociedade de que esta Secretaria voltará a outros tempos".

Holanda lembrou que a Secretaria de Segurança Cidadã foi implantada pelo ex-governador Jackson Lago nos moldes do programa do governo Lula, que conjuga ações de policiamento às de cunho social. "Não é um programa exclusivo. O governo federal implantou este programa baseado no sucesso de experiências de outros países: Colômbia e Nova York".

Ele lembrou que o deputado Raimundo Cutrim, antes se afastar do cargo para assumir a Secretaria de Segurança, fazia repetidas críticas à ex-secretaria Eurídice Vidigal, especialmente com relação ao índice de violência. "Cutrim falava da violência que, segundo ele, estaria recrudescendo sobre o solo maranhense. A violência aumentou em 43% no Maranhão nos últimos 40 dias. Então, está demonstrado para a sociedade e para este governo que o programa de segurança com cidadania é o caminho certo".

De acordo com Holanda, a capital maranhense registrou 66 mortes em 40 dias. "São quase duas mortes por dia: 36 mortes por arma de fogo e 25 por arma branca". Ele destacou que 30 vítimas tinham menos de 25 anos.

Dentre as ações da Secretaria de Segurança Cidadã, Holanda lamentou o fim do programa Patrulha do Bairro, que disponibilizava viaturas em bairros estratégicos da capital, aqueles que apresentavam maiores índices de violência. "Foram retirados os veículos que estavam nos bairros em uma proximidade com a comunidade, que estava integrada na questão da segurança através dos seus conselhos".

Fonte: Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário