03/06/2009
Da Assecom/Gab. do dep. Chico Gomes
Uma agenda positiva, que inclua itens fundamentais como saúde, segurança pública e assistência social foi defendida pelo líder do governo na Assembleia, deputado Francisco Gomes (DEM), como forma de resgatar o Maranhão da situação de crise em que se encontra. "Precisamos concentrar ações nessas áreas para atender à demanda reprimida da população e dar ao Estado a tranquilidade necessária para se desenvolver".
Os pontos elencados por Chico Gomes fazem parte das prioridades do governo e constituem o vértice das políticas públicas. Na área de saúde, ele destacou o programa 'Viva Saúde', que objetiva dar uma injeção de ânimo no setor, com a destinação de R$ 350 milhões para serem aplicados na construção e no aparelhamento de hospitais.
Amanhã, conforme Chico Gomes, os prefeitos dos municípios onde serão erguidas unidades de saúde participam de uma reunião no Palácio dos Leões para discutir as providências iniciais a serem tomadas, tanto na esfera de competência do Estado como também das prefeituras.
Na segurança pública, segundo explicou o líder, o governo trabalha em várias linhas. Uma delas é a valorização e o fortalecimento do quadro funcional, com a nomeação de 122 novos policiais civis, aprovados em concurso público, e já devidamente capacitados. "O governador (em exercício, João Alberto (PMDB) sentiu a necessidade de que esta providência deva ser tomada de imediato".
Em despacho com João Alberto, Gomes tratou ainda do pagamento dos retroativos, decorrentes da aplicação do PCCS da Polícia Civil. O plano foi implantado em maio deste ano, já no governo Roseana Sarney (PMDB), mas existem resíduos salariais a serem pagos, correspondente aos meses de janeiro a abril.
No âmbito da assistência social, a prioridade imediata é o socorro às vítimas das enchentes. Cidade como Bacabal, Trizidela do Vale, Pedreiras, São Luiz Gonzaga, Vitória do Mearim, Arari, Cantanhede, Itapecuru e Cajari, dentre outras, fortemente afetadas pelas cheia, constituem o alvo preferencial do governo. "O governador determinou a criação de patrulhas para que façam a limpeza imediata das cidades, evitando assim que as populações sejam infectadas por doenças típicas deste período invernoso".
Assim que as águas baixarem, começa a ser executado um plano mais ambicioso, que contempla ações nas áreas de infra-estrutura, agricultura e saneamento, dentre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário