Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sábado, 13 de junho de 2009

Sistema Prisional recebe aparelhos informatizados para revista na penitenciária.

10/06/2009

O Sistema Penitenciário do Maranhão passa agora a contar com modernos equipamentos de identificação de objetos para prevenir e reprimir ações de violência nas unidades penais. Esses materiais foram doados pelo Departamento Nacional Penitenciário (Depen), por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Além do Maranhão, os estados do Acre, Goiás, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul e Rondônia também foram contemplados, e receberam juntos cerca de três milhões em equipamentos para implantação do Sistema de Segurança Eletrônica em oito penitenciárias.

No Maranhão, os aparelhos recebidos somam R$ 364 mil. Desde o início desta semana, a Penitenciária de Pedrinhas já vem utilizando os novos aparatos tecnológicos de segurança. Cada presídio recebeu um aparelho de Raio-X, seis detectores de metal e oito detectores de metal portáteis, aparelhos que compõem o kit básico de inspeção do Pronasci. Além disso, os equipamentos vão evitar a entrada de materiais proibidos ou ilegais e contribuirá, ainda, no bloqueio da utilização de equipamentos de comunicação (aparelhos celulares) no interior das unidades.

Segundo o supervisor da Penitenciária de Pedrinhas, Maercio de Assis Coelho, nos próximos dias, todos os servidores do Sistema Penitenciário estarão utilizando os novos aparelhos. "Todos os agentes que fazem as revistas na entrada do presídio, tanto dos funcionários quanto dos familiares durante as visitas, já estão totalmente aptos para utilizar esses equipamentos. Eles foram treinados por instrutores especializados do Ministério da Justiça. E, até a próxima semana todos os outros servidores do sistema estarão integrados ao novo sistema", garantiu o supervisor.

Luis Carlos Machado, supervisor administrativo, já treinado no novo sistema, destacou as funcionalidades dos aparelhos. "O detector de metais possui uma sensibilidade muito boa. Ele identifica qualquer tipo de metal que a pessoa estiver portando, e ainda indica a posição em que está escondido. Até mesmo dentro do sapato, o equipamento aponta a direção. Se estiver nos bolsos, o aparelho aponta para a cintura da pessoa. É excelente", exalta o agente.

Quanto a unidade de inspeção por Raio X, Luis Carlos acrescenta: "O aparelho de inspeção a raio X configura a imagem em detalhes visualizando todos os objetos. Ele identifica plásticos, madeiras, tecidos, água, dinheiro e até outros metais em geral. Esse aparelho identifica até chips de celulares dentro de pães e refeições", conclui o supervisor.

Fonte: Governo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário