Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

domingo, 7 de junho de 2009

Pouco juiz e pouca Justiça no MA.

07/06/2009

Pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recém-divulgada, constatou que o Maranhão tem o segundo menor número de juízes por habitante do país e a menor despesa com Justiça proporcionalmente à população.

Com 6,3 milhões de habitantes (estimativa IBGE 2008), o Maranhão oferece apenas 4,1 magistrados para cada grupo de cem mil pessoas. Apenas um pouquinho mais que o Pará, onde a taxa é de 4 por 100.000.

A despesa anual do Judiciário maranhense é de R$ 51,07 por habitante, menos de um oitavo do que gasta o Tribunal de Justiça de Brasília, R$ 423,31 por habitante.

Alguns dados da pesquisa Justiça em Números", do CNJ, parecem menos desfavoráveis ao estado, mas isso é só uma ilusão. A quantidade de processos em tramitação, 453.415, é pequena, quando comparada com estados de população menor, como Santa Catarina (6 milhões de habitantes, 2.617.989 processos) e Goiás (5,8 milhões de habitantes e 1.597.972 processos).

Se tomados por seu "valor de face", esses números indicariam uma espantosa eficiência maranhense ou uma lentidão quase letárgica de caterinenses e goianos, ou ambas as coisas. O mais provável é que resultem de diferenças econômicas, culturais e geodemográficas entre o Maranhão e os outros dois estados.

O Maranhão é um dos estados socialmente mais pobres da federação e tem quase metade de sua população na zona rural. Buscar seus direitos na Justiça é uma atitude mais comum na cidade que no campo, nas grandes que nas pequenas cidades, nos ricos e remediados que nos pobres e muito pobres.

Fonte: Blogue do Colunão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário