O Maranhão acompanha a tendência nacional de crescimento do número de mortes no trânsito.
Carolina Mello
carolinamello@ma.dabr.com.br
O Maranhão ocupa o 3° lugar no ranking da taxa média de mortes provocadas por acidentes de trânsito a cada 10 mil veículos. Entre as capitais, São Luís ocupa o 8° lugar no ranking da taxa de óbitos por frota de veículos. Os dados fazem parte de uma análise feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) referente à mortalidade do trânsito no país, entre 1998 a 2008. Segundo o estudo, 7,6 pessoas morrem por hora em acidentes de trânsito no Brasil.
O Maranhão é o terceiro estado brasileiro no ranking da taxa de vítimas fatais a cada 10 mil veículos, segundo a análise da CNM. O estado que apresenta a pior situação é o Piauí, com 78,7 óbitos a cada 10 mil veículos, seguido de Roraima, com 78,2 óbitos a cada 10 mil veículos. O Maranhão apresentou 53,5 mortes, segundo o mesmo ranking. O estado que apresentou a menor média foi o Distrito Federal, com 5,8 óbitos por 10 mil veículos. Segundo a análise, os estados que apresentaram os melhores indicadores possuem maior fiscalização no trânsito, e melhores condições de sinalização e de estradas.
De acordo com o estudo da CNM, o Maranhão acompanha a tendência nacional de crescimento do número de mortes provocadas por acidentes de trânsito, sendo 2007 seu ano de maior pico. Foi quando o aumento da ocorrência de mortes no trânsito duplicou, em relação à média de crescimento observada nos sete anos anteriores. Neste ano, 1.088 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito.
Entre as capitais brasileiras, São Luís ocupa o 8º lugar no ranking da taxa de óbitos por frota de veículos. O primeiro lugar ficou com Macapá (AP), com 14,77 na razão óbitos por frota. O segundo e o terceiro lugares ficaram com as capitais Boa Vista (RR), com 12,34 e Porto Velho (RO), 11,69, na razão óbitos por frota. É interessante ressaltar que os demais estados que antecedem a capital maranhense no ranking fazem parte das regiões Norte e Nordeste.
O mesmo ranking revela que as capitais São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), as cidades com maior número de veículos do Brasil, apresentam os melhores índices. Segundo o estudo, as taxas destas cidades são comparáveis as encontradas entre municípios de países desenvolvidos. O bom desempenho deve estar relacionado a uma maior fiscalização, melhor sinalização e melhores condições das estradas, de acordo com a análise.
Quando o número de mortes no trânsito é comparado à média populacional, o município maranhense com maior média de vítimas fatais é Bacabeira, com 48,3 óbitos a cada 100 mil habitantes. Entretanto, o município maranhense com maior número de mortes por acidentes de trânsito ao ano, entre 2000 e 2007, é Imperatriz. A cidade acompanha a tendência observada no estado, com pico de mortes no trânsito em 2007. Neste ano, 75 pessoas morreram em Imperatriz, vítimas de acidentes de trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário