Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sábado, 6 de março de 2010

Secretaria de Segurança Pública forma 300 Mulheres da Paz.

06/03/2010 - 11:20

José Roberto

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSPMA) realizou, na quinta-feira (4), a solenidade de formatura do Programa Mulheres da Paz. O secretário Raimundo Cutrim recebeu as 300 mulheres integrantes do projeto, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.O projeto integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que tem por finalidade capacitar às mulheres para que elas participem das atividades de formação cidadã, estabelecendo rodadas de diálogos com a sociedade, além de colaborarem na organização dos jovens de sua comunidade, observando suas necessidades e disseminando as possibilidades oferecidas pelos projetos sociais.

A mesa diretora da solenidade esteve composta pelo secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim; pela representante da governadora do Maranhão, a secretária de Estado da Mulher, Catarina Bacelar; pelo secretário de Estado de Direitos Humanos, Sergio Tamer; secretário adjunto de modernização institucional, Coronel Willian Romão; pelo representante do comandante do Policiamento Militar (CPM), coronel Inalda Pereira da Silva; pelo representante do delegado geral, Sebastião Rodrigues; pelo subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lauro de Jesus de Melo; pelo tenente-coronel, Odair dos Santos Ferreira, coordenador estadual de Policiamento Comunitário; pelo delegado de Policia Civil, Rosane Sena; e a coordenadora do Programa, Cláudia Gouveia.

Projeto

Antes da solenidade, o secretário da pasta analisou o projeto e divulgou as propostas previstas para os próximos meses. "O projeto realizado, em parceria entre o Governo Federal e a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no Maranhão. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública”, disse o secretário Raimundo Cutrim.

O secretário ainda ressaltou a importância do grupo das Mulheres da Paz no combate à violência em São Luís, sobretudo nos bairros onde elas atuarão. “O projeto é um ganho para o Maranhão e, principalmente, para as comunidades. Será através destas mulheres que a comunidade ficará mais próxima da polícia, tendo total liberdade de expressar o que eles vivenciam nestes locais. Com o projeto, essas mulheres passarão a servir como agente fiscalizador de sua comunidade”, informou o secretário.

Raimundo Cutrim afirmou que com a formatura das Mulheres da Paz o foco da segurança está se aproximando ao povo da rua e que cabe aos poderes públicos apoiar ações como essas. “A capacitação que elas receberam não foi para combater bandidos, mas sim para multiplicar as ações de prevenção da violência” comentou.

Treinamento

Para se tornar de fato uma Mulher da Paz, as integrantes do projeto tiveram que conquistar o certificado, este entregue a cada uma delas, na quinta-feira (4), durante a celebração. Antes, as orientadoras tiveram que passar por uma série de treinamento, realizado em 360 horas, para que as mesmas conhecessem                                                                                                                                                                                                                                                                         os métodos a serem utilizados por elas. “Com o projeto Mulheres da Paz eu aprendi que nós podemos ser mediadoras entre a nossa comunidade e a Secretaria de Segurança Pública, trabalhando com adolescentes e jovens, na redução da violência e a criminalidade”, disse Rosemeire da Paixão de Sousa, 55, uma das integrantes.

A coordenadora do projeto Mulheres da Paz no Maranhão, Cláudia Gouveia, parabenizou as mulheres que irão atuar nas regiões como conciliadoras. “Elas estão começando uma nova etapa da vida delas. A partir de agora, elas serão agentes fiscalizadoras da comunidade. O que elas aprenderam nos aproximados três meses de treinamento vão ser colocados em prática na comunidade, no contato com a população”, comentou a coordenadora.

Implantação

O Maranhão foi um dos primeiros estados na Região Nordeste a aderir ao projeto Mulheres da Paz e a promover a capacitação de mulheres, bem como de jovens através do Protejo, ambos integrantes do Pronasci. A partir de agora, essas 300 mulheres passarão a atuar diretamente nas comunidades a que pertencem.

Sobre o Projeto

O projeto Mulheres da Paz iniciou suas atividades em novembro de 2009 com o desenvolvimento de atividades de formação com 300 mulheres das mais diversas comunidades da Região Metropolitana de São Luís.  A iniciativa busca fortalecer o trabalho destas mulheres como lideranças comunitárias, atuando como mediadoras entre as suas comunidades e a Secretaria de Segurança Pública, trabalhando com adolescentes e jovens, na redução da violência e a criminalidade.

Fonte: Governo do MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário