23/02/2010 -19:06
Entre os locais considerados mais críticos estão o retorno da Forquilha, a Avenida Jerônimo de Albuquerque e a Avenida Beira Mar. Prefeitura diz que haverá mudanças
Alan Jorge e Thamia Tavares
O Imparcial Online
Trafegar na capital maranhense está sendo uma missão cada dia mais difícil devido aos enormes e constantes congestionamentos existentes em vários pontos da cidade. Um problema antigo e que não parece ter solução: quilômetros e quilômetros de carros parados, sons ensurdecedores de buzinas, lentidão e muita impaciência, esse é o cenário diário das grandes e movimentadas avenidas de São Luís.
Dentre os locais considerados mais críticos estão o retorno da Forquilha, a Avenida Jerônimo de Albuquerque e a Avenida Beira Mar. Os carros dividem o pequeno espaço com os ônibus que correm “contra o tempo” para completar sua rota diária. E, para completar toda a desordem ciclistas, motoqueiros e até carroceiros entram na “briga” por um espaço no trânsito.
Em horário de pico alguns pontos estratégicos de São Luís ficam completamente congestionados. Nesses horários, tanto os condutores quanto as pessoas que precisam do transporte coletivo chegam a perder horas do seu tempo parados em vias lotadas de veículos.
Os horários considerados de pico são às 8h quando boa parte das pessoas estão indo para o trabalho ou deixando os filhos nas escolas, e às 12h quando saem para almoçar; no período da tarde às 14h quando estão voltando do almoço e principalmente, no horário das 18h quando acaba toda a jornada de trabalho de algumas pessoas.
Dados do departamento estadual de trânsito revelam que atualmente, em São Luís, existem 221.234 veículos rodando, ou seja, um carro para cada cinco pessoas. Contudo, a causa de todo o congestionamento não está na quantidade de carros e sim nas ruas e avenidas mal projetadas.
Problemas nossos de cada dia
Os engarrafamentos causam vários outros problemas. Quando os automóveis estão parados eles poluem mais o meio ambiente. Obrigando os carros a parar com muita frequência, aumenta também, a probabilidade de acidentes, pois a cada freada o carro que está atrás pode colidir com o da frente, e causam estragos nos asfaltos como as ondulações.
Ao entrar em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), a nossa equipe de reportagem foi informada que “providências pontuais e estruturais já estão sendo tomadas. Operações imediatas como a sincronização dos semáforos, aproveitamento de algumas vias para passagem de ônibus, a modificação do tráfego em algumas vias serão realizados. A SMTT exemplificou a operação implantada na Avenida São Luís Rei de França.
As operações estruturais são a construção de viadutos, elevados e vias, exemplo do projeto do viaduto da Forquilha, do Calhau e conclusão da Avenida Litorânea. A Secretaria assegura a constante realização de pesquisas para avaliação de problemas no tráfego da cidade, para assim tomar as devidas providências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário