30/08/2009
Após dois meses de treinamentos intensivos, vinte e dois policiais militares concluíram a primeira turma do Curso de Ações Táticas Especiais – CATE 2009. A composição inicial da turma era de quarenta PMs dos Estados do Maranhão, de Pernambuco, do Piauí, de Sergipe, de Roraima e do Tocantins.
A cerimônia de encerramento do CATE aconteceu na manhã de sexta-feira (28), no aquartelamento da Companhia de Operações Especiais - Base Caveira -, no Sítio Santa Eulália, em São Luis. Estiveram no local do evento o subcomandante da PMMA, coronel Ivaldo Barbosa, que representou o comandante-geral, coronel Franklin Pachêco Silva; oficiais superiores do Comando Geral, comandantes de unidades da capital, policiais militares de outros Estados e familiares dos formandos.
Durante mais de sessenta dias, os “catianos” – como são conhecidos no meio militar – foram treinados para enfrentar situações de alta complexidade, tais como: gerenciamento de crises, segurança de dignatários, mergulho, salvamentos aquático e em altura, atividades de resgate de reféns, controle de rebeliões em estabelecimento penais e atividades de alto risco em zonas urbanas e rurais e de selva. O treinamento serve como forma de capacitação e aperfeiçoamento profissional do policial militar, a fim de que exerça com maior eficiência as suas funções.
Para homenagear o coronel Ivaldo, o comandante do Batalhão de Missões Especiais, tenente-coronel Frederico Pereira, juntamente com o homenageado, fizeram o descerramento da placa da turma “Coronel Ivaldo Barbosa”, como foi denominada a turma concludente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário