Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Brasil sobe no ranking, mas segue entre os mais corruptos.

Estadão 18/11/2009

Por Roberto Almeida (*)

Levantamento anual realizado pela ONG Transparência Internacional com fontes do mundo econômico, divulgado ontem, mostra que o Brasil melhorou cinco posições, passando da 80ª colocação para o 75º lugar. A imagem de um Brasil corrupto, porém, continua forte.

Ao todo, 180 nações foram pesquisadas para o Índice de Percepção da Corrupção (CPI, na sigla em inglês). O Brasil obteve nota 3,7. Na escala, zero indica um governo com alto grau de corrupção e 10, o mais baixo índice.

Isso significa que o Brasil não consegue se livrar do estigma de corrupto entre as fontes pesquisadas, incluindo especialistas do Banco Mundial, líderes empresariais do Fórum Econômico Mundial e membros de bancos de desenvolvimento.

ABAIXO DE 5

Desde 1995, quando começaram a ser realizados os índices da Transparência Internacional, o País nunca atingiu marca superior a 4,1, anotada em 1999. Somente uma nota acima de 5 é considerada satisfatória pela entidade.

Sua posição na tabela sempre correspondeu à de países como Colômbia, Peru e México, fato que se repete no índice elaborado este ano, em que o Brasil teve a mesma pontuação de Colômbia, Peru e Suriname (ver quadro abaixo).


"Entre os nove países que falharam em chegar à nota 5 (nas Américas) estão Brasil, Peru, Colômbia e México, líderes econômicos na região que deveriam se tornar bastiões anticorrupção, mas foram atingidos por escândalos de impunidade, pagamentos de propina, corrupção política e captura do Estado", descreve a entidade.

IMPRENSA LIVRE

A Transparência Internacional também faz um alerta a países latinos que aprovaram leis para silenciar a imprensa - o que reduz a possibilidade de escancarar casos de corrupção. "Tanto a sociedade civil como a mídia têm um papel essencial na prevenção e na luta contra a corrupção", sublinha o documento. "Enfraquecê-las limita a possibilidade de atingir a prosperidade duradoura e a redução de desigualdades."

Clique aqui para ver o ranking de todos os países.

Fonte: Estadão.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário