Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Acadêmicos de enfermagem prestigiam palestra ministrada por oficial do CBMMA.

17/11/2009

Na manhã de ontem, no auditório Josué Montello, no Campi I do Centro Unificado do Maranhão – UNICEUMA, um número significativo de acadêmicos de enfermagem estiveram acompanhando a palestra ministrada pelo major do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Paulo Andrade. "Afogamento e Acidentes de Mergulho" foi o tema da palestra.

Antes de dar início aos trabalhos, o oficial agradeceu o convite e a iniciativa por parte dos alunos, haja vista a importância do tema e, ainda, a interatividade propiciada entre o CBMMA e a sociedade. “Afogamento é um dos muitos traumas que estamos sujeitos, contudo é sempre bom fazermos amplas abordagens sobre o tema, já que alguns cuidados simples podem evitar a incidência desse tipo de acidente”, informou o oficial.

A palestra foi uma das muitas que compuseram a programação do I Seminário da Liga do Trauma de Enfermagem, promovido pelo Uniceuma. Durante os trabalhos, além de dicas preventivas, o oficial também orientou como agir em caso de afogamento propriamente dito e, ainda, durante o pós-afogamento.

Diante de uma platéia atenciosa, o major evidenciou que a maioria dos casos segue um padrão comum, ou seja, após um período de pânico, enquanto luta para emergir, a vítima tenta se manter em apnéia. É freqüente a deglutição de água que causa distensão do estômago e vômitos. Com a queda da oxigenação ocorrem respirações involuntárias durante a submersão durante e aspiração de quantidades variáveis de água.

“A passagem de água pela laringe causa nas fases iniciais um intenso laringospasmo que previne a aspiração de maiores quantidade de água. A imersão em água fria faz com que o paciente fique hipotérmico com freqüência, tendo como principal conseqüência a falta de oxigênio no sangue(hipoxemia). A duração desta hipoxemia é o principal determinante do prognóstico”, disse o militar.

A Liga do Trauma do UniCeuma (Liten) tem como objetivo desenvolver o ensino, a pesquisa, extensão e divulgação do trauma sob a ótica da assistência de Enfermagem. A Liten, de acordo com informação dos organizadores do evento, segue formato similar ao das demais ligas existentes no Brasil.

Atualmente, a Liga Acadêmica é supervisionada pelo coordenador adjunto do curso de Enfermagem, André Tenorio de Britto, sob a orientação direta da professora Cianna Nunes Rodrigues e co-orientação dos docentes Francisca Maria F. Noronha, Flávia Baluz B. de Farias, Daisy Maria Conceição dos Santos e Sarah Fiterman Lima.(ICL)

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário