Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

UnB sedia mestrado inédito em segurança da informação.

13/10/2009

Programa complementa formação de 30 peritos de todo Brasil. Curso receberá especialistas internacionais

Bernardo Monteiro Rebello - Da Secretaria de Comunicação da UnB

As aulas do primeiro mestrado brasileiro em informática forense e segurança da informação começaram nesta terça-feira (13 de outubro) no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT). O curso é uma parceria entre a FT e a Policia Federal (PF) com financiamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do MInistério da Justiça.

O curso terá dois anos de duração e formará 30 alunos, provenientes de todos estados brasileiros. Os mestrandos foram selecionados por meio de um edital que exigiu a apresentação de um projeto de pesquisa na área. Os escolhidos trabalham com perícia na Polícia Federal, ou Civil, nos seus respectivos estados.

“O investimento na capacitação trará maior poder de resposta do Estado para identificar criminosos que utilizam alta tecnologia”, afirma Helvio Pereira Peixoto, perito da PF e um dos idealizadores do curso. “Não existe um curso com esse foco em qualquer país da América Latina”, comentou.

O mestrado será divido em duas etapas: a primeira através de aulas presenciais, realizadas durante uma semana corrida de cada mês na UnB, e a segunda, com palestras eventuais e escolha dos projetos dos alunos. Especialistas do Japão, Irlanda, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha foram convidados a palestrar durante o curso.

“Em cursos desse tipo, tanto os alunos quanto os professores irão aprender”, apontou o decano Pedro Murrieta, do Decanato de Administração e Finanças (DAF), que representou o reitor José Geraldo de Souza Júnior na cerimônia de inauguração do curso. Segundo ele, a interação entre pesquisadores da universidade e profissionais  contribuirá para o aprendizado de ambas as partes sobre o assunto.

Para Luiz Felipe Nassif, perito em informática da PF de São Paulo que foi selecionado como um dos alunos da nova turma, a oportunidade alia teoria e prática.  “O curso é uma oportunidade de especialização na minha área. Além disso, poderei contribuir na solução de problemas da sociedade”, afirmou.

Para ser aceito no programa, Luiz Felipe Nassif desenvolveu o pré-projeto Padrões Textuais Para Classificação de Textos. No protótipo, os textos de computadores e sistemas de informação sob perícia da PF são separados por conteúdo, facilitando a identificação de atividades criminosas do suspeito.

Fonte: Universidade de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário