13/10/2009 – 17:15
A deputada Cleide Coutinho (PSB) deu entrada hoje (terça-feira,13) em indicação na Assembleia Legislativa, pleiteando ao governo do Estado a instalação de um Colégio Militar em Caxias à semelhança do Colégio Militar Tiradentes. Segundo ela, outra escola, nos mesmos moldes, será inaugurada, em Imperatriz, no próximo ano.
De acordo com a parlamentar, a nova unidade escolar será de grande importância para os jovens de Caxias, que poderão usufruir dos benefícios oferecidos pelo sistema de ensino militar.
“Sabemos que essas escolas não só se preocupam em ministrar o ensino regular, mas também em oferecer instrução e orientação para que seus alunos saibam tomar decisões acertadas nas diversas situações que enfrentam e enfrentarão no decorrer das suas vidas, sejam elas no trabalho, na convivência com os colegas ou até mesmo no lazer com os amigos e, sobretudo, junto à família e à sociedade”, explicou.
Cleide Coutinho afirmou ter a plena certeza de que os alunos dessa nova escola de Caxias saberão receber dos seus professores os ensinamentos necessários que possibilitarão se tornarem verdadeiros cidadãos.
A deputada Cleide Coutinho lembrou que este tipo de colégio possui uma proposta pedagógica própria, que busca alcançar dos seus alunos a descoberta das suas potencialidades e as qualificações necessárias para a inclusão no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, prepará-los para a vida como cidadãos.
Ela disse ter feito esta indicação à Assembleia esperando ser atendida e, principalmente, porque confia na palavra do secretário Raimundo Cutrim (Segurança) que esteve em Caxias no dia 25 de setembro participando de uma audiência pública sobre segurança, oportunidade em manifestou-se favorável ao meu pleito.
Cleide justificou que Caxias é uma macrorregião e possui uma gama de estudantes não só daquela cidade como oriundos de várias outras circunvizinhas, que para ali correm em busca de aprendizado.
Segundo ela, Caxias já abriga várias universidades, como a Uema, a UAB, a Univima, Facema, FAI, Fapese, Fatece, IEFP, Inter, Uniderp e em breve será construída a escola técnica, que agora é chamada de IFMA, que será uma das maiores do Maranhão, com cursos de agricultura, pecuária e agronegócios.
Finalizando, ela destacou que todo e qualquer esforço do governo, dos secretários e dos deputados para levar mais oferta de cursos para aquela região será realmente de grande valor para a comunidade.
Ela agradecer ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, que também esteve na audiência pública em Caxias e demonstrou boa vontade em querer ajudar a cidade. Por fim, adiantou que o prefeito Humberto Coutinho cederá, para a realização desse projeto, a unidade escolar que for escolhida.
Deveria se informar sobre o trabalho realizado pelos professores militares que até hoje não recebem promoção ou gratificação por realizarem um trabalho de nível superior, sendo que sua nomeação de praça-PM é de nível médio. Quem é o deputado que vai levantar essa bandeira por uma legitimação da atuação do professor PM, ou o Estado vai continuar na ilegalidade de pagar dois pelo preço de um.
ResponderExcluir