Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sábado, 10 de outubro de 2009

IBGE vai traçar perfil da violência no País.

06/10/2009

Vinte e um anos após a realização de uma pesquisa sobre o assunto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai traçar um diagnóstico sobre a violência no País e perguntar aos brasileiros sobre as atuações da polícia e do Judiciário na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009. O levantamento começa hoje e termina no dia 15 de dezembro. A meta é visitar 150 mil domicílios nos 26 Estados e no Distrito Federal. "Em meados de 2010 queremos divulgar a comparação entre esta pesquisa e o último estudo sobre violência, de 1988. Vamos descobrir o que mudou no País", afirmou o gerente de Pesquisa do IBGE, Cimar Azeredo.

Os brasileiros responderão sobre a sensação de segurança em suas casas, nos bairros e cidades em que moram. Os pesquisadores saberão se os entrevistados foram vítimas desde setembro de 2008 de roubo, furto ou agressão física. A credibilidade da polícia também será verificada. Os pesquisados que não procuraram a polícia para registrar ocorrência vão responder se o fizeram por não acreditar na autoridade policial, por temer represálias ou se recorreram a terceiros.

A inclusão dos itens foi um pedido do Conselho Nacional de Justiça e de pesquisadores de políticas públicas. Na última pesquisa sobre vitimização, realizada em 1988, 4,2% dos entrevistados foram vítimas de roubo ou furto no período de um ano e 1,3% foi vítima de tentativa dos mesmos delitos. Apenas 0,8% das pessoas ouvidas relatou ter sido vítima de agressões. A maioria dessas ocorrências foi registrada nos grandes centros urbanos. Apenas 27,7% dos pesquisados não acreditavam na polícia para resolver esses casos.

A Pnad poderá ajudar no mapeamento da violência doméstica, pois o entrevistado responderá onde e por quem foi agredido. A pesquisa também inclui uma pergunta sobre dispositivos de segurança usados em casa.

O Poder Judiciário também estará em teste. Os brasileiros que precisaram da Justiça nos últimos quatro anos vão dizer se recorreram ou não aos tribunais e o motivo da decisão. O tempo para o fim do processo também será abordado.

ALIMENTAÇÃO

A Pnad terá ainda um suplemento sobre alimentação. A última pesquisa, de 2005, mostrou avanços, com 65,2% da população em situação de segurança alimentar. Mas apontou que 14 milhões passaram fome com frequência nos 90 dias anteriores à entrevista.

"Vamos saber como anda a questão da fome no País", disse a gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira.

Fonte: Jornal Estado de São Paulo apud FENAPEF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário