Foi autorizado pela Secretaria Estadual de Administração (Sead) o concurso que abre vagas para soldado da Polícia Militar do Piauí. Quem está elaborando o edital do concurso é o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí.
Como previa a Sead, o edital deveria ser divulgado até o final deste mês de setembro, mas o Nucepe ainda não divulgou informações precisas sobre as inscrições, provas, remuneração para o cargo, entre outras coisas.
A única informação que se tem, confirmada pela Secretaria de Administração, é que serão oferecidas 540 vagas para soldado militar. De acordo com a secretária Regina Sousa, estava prevista a divulgação do edital para soldado e oficial (com 40 vagas), mas este segundo cargo não será contemplado neste concurso, já que ainda não foi sancionada lei que exige curso superior para oficial da PM.
Quem espera pela divulgação do edital para concorrer a uma destas vagas de soldado militar não vê a hora de se inscrever. E quem já trabalha na área não vê a hora de ter mais pessoas exercendo a função no Piauí. É grande o déficit de soldados no Estado, de acordo com a Associação Beneficente dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares (Abecs).
Atualmente, os 224 municípios do Piauí contam com o serviço de menos de seis mil soldados militares. O soldado Vicente de Paulo Sousa e Silva, membro da Abecs, calcula que seria necessário pelo menos o dobro de pessoas exercendo este cargo no Estado. "Temos municípios com mais de quatro mil habitantes que são atendidos por apenas três policiais. É um efetivo muito pequeno", declara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário