Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sábado, 10 de outubro de 2009

MJ entrega equipamentos de segurança e forma primeira turma do BEPE.

06/10/2009 – 18:15

Brasília 06/09/09 (MJ) – Para disseminar novas experiências e tecnologias entre as forças de segurança dos estados, o Ministério da Justiça criou, em 2008, o  Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE). Nesta quarta-feira (7), o ministro da Justiça, Tarso Genro, participa, às 10h, da solenidade de formatura da primeira turma do BEPE e da entrega de novas viaturas e equipamentos para a Força Nacional e para os estados. O evento também contará com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

Durante um ano, 150 policiais de Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Sul foram submetidos a intenso treinamento teórico e prático sobre uso progressivo da força, tecnologia não-letal, direção de veículo policial, controle de distúrbios civis, tiro policial, atuação em estabelecimentos prisionais, policiamento ambiental, resolução de conflitos agrários, artefatos explosivos, direitos humanos e saúde mental.

Cada grupo de 50 policiais retornará ao seu estado de origem com um kit formado por 10 viaturas, armas letais e não-letais, munição e equipamentos de proteção. O investimento nos três kits foi de R$ 7,5 milhões.

Na mesma solenidade, serão apresentados os 180 novos integrantes do BEPE de 12 estados (Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe). Até novembro, 540 policiais estarão em treinamento.
No mesmo evento, a Força Nacional receberá 120 novas viaturas e iniciará o processo de entrega dos veículos antigos aos estados.

Resposta rápida

O Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE) é um novo setor especializado da Força Nacional de Segurança Pública para o treinamento de policiais. A tropa é preparada para atuar de forma imediata em situações de grave crise.

Pela proposta, cada estado deve ceder os policiais por um ano, que retornarão aos locais de origem com todo o equipamento utilizado durante a capacitação, incluindo viaturas, armas letais e não-letais, coletes e capacetes balísticos de última geração. A iniciativa visa disseminar tecnologia de ponta e conhecimento com foco principal na preservação da vida e no respeito aos Direitos Humanos.

A diferença entre o BEPE e as ações regulares da Força Nacional é, principalmente, o tempo de resposta às demandas dos estados e a permanência.

Quando há o pedido de auxílio à Força Nacional, o Ministério da Justiça convoca homens já treinados que retornaram aos estados de origem. Da requisição dos policias até a chegada no local da crise, são necessários alguns dias. Com o BEPE, os homens já estarão aquartelados e poderão se deslocar rapidamente.

Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário