Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

domingo, 27 de setembro de 2009

PMRJ orienta moradores a chamarem o 190 para prevenção de crimes.


25/09/2009 – 13:30
Estava praticando urban bike hoje de manhã, quando me deparo com o pequeno grande relações públicas da PM, o major Oderlei Santos, que teve a presença de espírito de ir para o local de um assalto com refém, na Rua Pereira Nunes com a Rua Dona Maria, na Tijuca. Naquela esquina atiradores de elite da PM acertaram a cabeça de um assaltante que matinha como refém a dona de uma farmácia. Ele tinha nas mãos uma granada sem o pino, pronta para explodir. Foram momentos de tensão, gravados pela TV Globo. Após a ação, considerada bem sucedida pelo comandante do 6o BPM, tenente-coronel Príncipe, a PM foi aplaudida pela vizinhança. Infelizmente perdi essa cena.
Só cheguei há tempo de fazer uma pergunta ao major Oderlei, que dá aos moradores da Tijuca um conselho que pode servir para todos os cidadãos preocupados com uma ação preventiva contra a violência urbana: chamar o 190. Não é novidade que, apesar de ter melhorado, esse serviço é lento, mas a gente precisa botar fé nele. Uma das fontes de êxito na vida é a comunicação correta e eficiente. Por isso, na conversa com o major Oderlei, eu identifiquei uma expressão do jargão policial, que não lembro de ter ouvido antes e pode ser muito útil para o cidadão convencer o operador do 190 a enviar uma radiopatrulha para o local de risco de violência.
A expressão é "PROVÁVEL AÇÃO CRIMINOSA EM ANDAMENTO". É assim que o cidadão deve se dirigir ao 190, quando notar a presença de pessoas em atitude suspeita, a pé, de carro, de motocicleta, armada ou aparentemente desarmada. O cidadão deve dar o máximo de informações que puder: localização exata com o nome correto do logradouro público (se possível soletrar para o operador), descrição física dos suspeitos (cor, cabelos, olhos, altura, roupas etc) e das vítimas ou alvo em potencial do suspostos criminosos; veículos utilizados na ação, com cor, placas e características especiais. Apesar de eu ter ponderado que é difícil o 190 mandar viatura para atender a alguma suspeita de crime, o major Oderlei garantiu que manda, sim. Basta a pessoa falar a palavra mágica "PROVÁVEL AÇÃO CRIMINOSA EM ANDAMENTO".
Se moradores da vizinhança onde ocorreu o assalto tivessem tomado essa providência, o assaltante poderia já ter sido preso, desde sábado. Uma moradora me contou que viu o mesmo homem, com o mesmo boné, parado numa esquina no sábado, observando o movimento das pessoas e dos veículos. Com certeza ele estava fazendo o levantamento da área para atacar o carro dos Correios hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário