25/09/2009 – 19:48
"Design contra o Crime" é o tema de um projeto que criou protótipos de móveis, roupas e bolsas "antifurto" no Paraná e que promete dificultar a ação de ladrões. Os produtos foram desenvolvidos por estilistas e designers, em parceria com a Polícia Militar, a partir de uma pesquisa sobre as técnicas mais usadas por criminosos em pequenos furto.
Entre as roupas "antifurto", o bolso da calça é mais baixo e tem velcro, com o objetivo de fazer barulho ao ser aberto. Outros modelos trazem bolso com fundo falso para que a carteira não seja alcançada.
Já as bolsas ganham cobertura do zíper com tecido em aba para dificultar sua visualização, e há outras revestidas com redes de pesca, resistentes a golpes de estilete. Entre os móveis o destaque fica para uma cadeira que inclui compartimentos para guardar bolsas.
A pesquisa que deu base ao projeto foi realizada entre 287 detentos do Paraná entre 2007 e 2008. Foi constatado que o mais importante para os ladrões é a "lei do menor esforço". Segundo o levantamento, os detentos que se dedicavam a pequenos furtos relataram desenvolver um olho clínico para perceber pessoas suscetíveis aos ataques.
Os autores do projeto buscam agora conseguir financiamento para produzir e comercializar os produtos em larga escala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário