Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Assembleia Legislativa do MA promulga lei que proíbe fumar em recintos fechados.

11/08/2009

A Assembleia Legislativa promulgou a Lei 9.010/09 que proíbe o tabagismo em recintos fechados em todo o Maranhão. De autoria do deputado Marcos Caldas (PT do B) a lei estabelece que havendo desrespeito ao texto, o estabelecimento autuado estará sujeito a multa.

A proposta de Marcos Caldas foi aprovada pela Assembleia em 17 de junho. A partir de então o governo do estado teria 15 dias úteis para se manifestar, podendo sancioná-la, vetá-la ou mesmo oferecer emendas. Como não o fez a promulgação da nova lei passou a ser prerrogativa da Casa.

O projeto de Marcos Caldas altera a Lei n° 5.074, de 20 de dezembro de 1990. A nova redação acrescenta ao artigo primeiro a proibição de reservar salas ou recintos destinados aos fumantes [fumódromos] em ambientes fechados, tendo em vista não serem considerados locais eficientes.

O texto estabelece que fica proibido o consumo “em ambientes de usos coletivo, públicos ou privados, o consumidor de cigarros, cigarrilhas, charutos ou quaisquer outros produtos, derivados ou não de tabaco”.

O objetivo, segundo o parlamentar, é proteger o fumante passivo da inalação da fumaça liberada pelo cigarro do fumante ativo. “Este último encontra-se, parcialmente, protegido pelo filtro do cigarro, enquanto o outro aspira substâncias tóxicas produzidas a partir da queima do papel e da nicotina”, destacou Caldas.

Fonte: Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário