Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sábado, 28 de agosto de 2010

Proerd no Maranhão forma 170 mil alunos.

28/08/2010 - 09:22

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) promoveu, nesta semana, uma série de formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), com a participação de dezenas de escolas públicas da capital maranhense, totalizando três mil crianças contempladas com o projeto. Escolas de Bairros da Cidade Operária, Forquilha, Cohab, Anil, Habitacional Turu, Olho d’Água, Divinéia, Bequimão, Angelim, entre outros, participaram da iniciativa socioeducacional desenvolvida pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

Em todo o estado, cerca de 170 mil alunos já se formaram no Programa, compreendendo quase 100 municípios maranhenses. “Além de promovermos um convívio mais próximo entre a escola, a família e a Polícia Militar, o programa forma uma espécie de rede de multiplicadores de segurança para que nossos jovens e crianças digam sempre não às drogas e a violência”, disse o coordenador estadual do Programa, tenente-coronel José de Ribamar Pereira Silva Filho.

“Eu aprendi a sempre ficar longe das drogas ou de qualquer inalante porque prejudica muito nossa saúde. Também aprendi a evitar a violência e os riscos e perigos que ela pode trazer para nossa vida”, afirmou Andressa Raquel Silva Azevedo, de apenas 10 anos de idade.

Andressa é estudante da 4ª série do Ensino Fundamental na escola Unidade Integrada Júlio de Mesquita, no Bairro da Cohab-Anil, Região Metropolitana de São Luís. Ela é uma das três mil crianças que participaram da capacitação e formação realizada para alunos de 4ª a 6ª séries de escolas públicas municipais e estaduais do Proerd.

A iniciativa consiste num esforço cooperativo entre a Polícia Militar do Maranhão, escolas e famílias, no objetivo comum de promover atividades educacionais em sala de aula, prevenir o uso abusivo de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental. A filosofia do Proerd aborda entre outras coisas, modelos de educação afetiva e estilos de vida saudável, bem como cria condições necessárias para que crianças aprendam a lidar com suas ansiedades, resistindo às pressões da vida, além de elevar sua auto-estima e solidificar noções de cidadania.

A diretora da Unidade Integrada Mato Grosso, localizada na Forquilha, Vera Lúcia Cordeiro Nogueira, conta a repercussão positiva que os alunos levam às suas casas após conhecerem as práticas educacionais do Proerd. “Em 2008, um aluno da escola teve a oportunidade de aprender com o Proerd os malefícios que as drogas fazem para a sociedade. Ele repassou o aprendizado à mãe, usuária de droga e ficou aconselhando ela a largar. Hoje, a família se mudou, mas antes, fiquei sabendo que o aluno conseguiu que a mãe parasse de usar”, relatou. “Essa atuação social diminui de certa forma a violência nas escolas e nas famílias”, afirmou.

Histórico

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, tem como base o programa norte americano de sucesso denominado D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, na cidade de Los Angeles. Chegou ao Brasil em 1992 na Polícia Militar do Rio de Janeiro e está atualmente em todos os Estados da Federação.

Fonte: Governo do Maranhão.

Um comentário:

  1. O governo e apolicia militar do maranhão está de parabens por essa iniciativa com as nossas crianças podem contar que DEUS esta olhando por todos voces.
    Professora Lília Santos Cantanhede - MA

    ResponderExcluir