O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, lançou, na terça-feira (24), às 9h, no auditório do Palácio dos Leões, a homepage da Delegacia Virtual (Devir) da Polícia Civil. Vinculado ao Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), a Delegacia Virtual vai possibilitar ao cidadão registrar ocorrências criminais com a emissão de boletim on line, no endereço www.delegaciaonline.ma.gov.br.
O usuário poderá realizar pelo incluindo registro de perda e extravio de documentos, furto de documentos e/ou pequenos aparelhos eletroeletrônicos, como celulares e notebooks, denúncias de pessoas desaparecidas e identificação de procurados e foragidos da Justiça. Antes, para realizar esse tipo de serviço precisava se dirigir a uma delegacia.
“A necessidade de implantação desse sistema informatizado surgiu a partir da constatação de que 30 a 40% dos relatos feitos nas delegacias são relativos aos serviços que serão oferecidos online”, informou o gestor do programa, delegado Daniel de Jesus Costa Brandão.
A solenidade nos Leões teve a presença do delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, e do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; da diretora geral do Viva Cidadão, Graça Jacinto; dos superintendentes da Polícia Civil da Capital e do Interior, delegados Sebastião Uchoa e Jair Lima de Paiva; além de outros representantes do Sistema de Segurança Pública.
Funcionamento
Ao realizar o registro, o cidadão receberá a validação de sua ocorrência por meio de mensagem instantânea enviada por e-mail cadastrado no ato da solicitação, com a seguinte mensagem: “Seu boletim de ocorrência foi aceito”.
O documento é feito por atendentes treinados e capacitados para operar o sistema. Essa validação é confirmada por meio de registro documental que legitima a solicitação gerando um boletim de ocorrência eletrônico com número, dados, e ocorrências do cidadão.
“O documento é o mesmo que seria entregue na própria delegacia. Com isso, o sistema disponibiliza ao cidadão serviços de melhor qualidade, prestigiando a economia de tempo de resposta das demandas da Policia Civil”, destacou Daniel Brandão.
Com o boletim de ocorrências eletrônico em mãos, o solicitante poderá acompanhar a resolução do registro, em casos de furto, diretamente com uma autoridade policial na delegacia de seu respectivo bairro ou num distrito situado no local da infração.
Daniel Brandão disse que há estudos sendo feitos visando à ampliação do leque de serviços disponibilizados no site, com a possibilidade em breve de o cidadão poder registrar eventuais acidentes veiculares envolvendo apenas danos materiais.
Fase Experimental
Desde o início do mês, a Delegacia Virtual da Polícia Civil está funcionando, mas em fase experimental. Recebe registros a partir do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Administração e Previdência Social (Seaps), localizado nos bairros Centro e João Paulo.
Somente nesta fase, com o sistema funcionando em dois pontos da capital, foram recebidas mais de 100 solicitações em uma semana. A expectativa é que, a partir do lançamento oficial do site, o número de acesos aumente. “É uma visão moderna de aplicação dos recursos tecnológicos dentro dos serviços prestados pela Polícia Civil; representa um dos principais focos de investimentos do atual secretário de segurança Aluísio Guimarães”, afirmou delegado.
Leia mais:
Segurança Pública apresenta Delegacia Virtual da Polícia Civil
Muito interesante este trabalho!
ResponderExcluirQue bom você compartilhar esta novidade. Com certeza este trabalho facilitará a vida de muitos.