Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sistema Penitenciário Federal recebe 18 presos do RJ e MS.

MinJustiça 23/11/2009 - 12:28h

Brasília, 23/11/09 – O Sistema Penitenciário Federal do Ministério da Justiça recebeu, neste mês de novembro, 18 presos considerados de alta periculosidade das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Campo Grande (MS). As operações de transferências aconteceram cumprindo determinação dos Juízes Federais Corregedores das Penitenciárias Federais em Campo Grande/MS e em Catanduvas/PR, que atenderam solicitações das Secretarias de Segurança Pública do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul.

Sete presos integrantes do segundo escalão do tráfico de drogas do Rio, que cumpriam penas no Complexo Penitenciário de Gericinó foram transferidos para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) no último domingo (22), são eles: Wilton Carlos Rabello Quintanilha (Abelha), Levi Batista da Penha (Baby), Odir dos Santos (Odir da Vila do João), Marcelo Fonseca de Souza (Xará), Bruno da Silva Loureiro (Coronel), Márcio Batista da Silva (Dinho Porquinho) e Marcos Marinho dos Santos (Chapolin).

Além disso, no inicio deste mês, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) removeu 11 integrantes de uma conhecida facção criminosa, que cumpriam penas na Penitenciária Estadual de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho em Campo Grande/MS, para a Penitenciária Federal em Catanduvas (PR). A solicitação feita pela Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul e deferida pelo Depen contava com uma lista de 20 nomes para transferência, porém, apenas 11 (onze) nomes foram homologados pelo Juiz da VEP de Campo Grande e autorizadas as inclusões pelo juiz Federal. São eles: Fernando Rondon do Amaral, Cícero Lourenço da Silva, Marco Antonio Dias Merlon, João Bosco Sanabria de Carvalho, Elter Moraes Marcelino, Fábio Arce de Moura, Paulo Eduardo Nepomuceno Alves, Antonio Henrique da Silva, Paulo Augusto Lourenço da Silva, Marcos Antonio da Silva Souza e Gilson Ferreira dos Santos.

Unidades federais

A área de inteligência penitenciária do Depen está selecionando entre 10 e 20 presos que cumprem pena na Penitenciária Federal em Campo Grande (MS) para removê-los, mediante autorização judicial, para uma das outras três unidades federais: Catanduvas (PR), Porto Velho (RO) e ou Mossoró (RN).

Mato Grosso do Sul

O Sistema Penitenciário Federal (SPF), até a presente data, deferiu 205 vagas para presos de alta periculosidade custodiados nos presídios estaduais do Mato Grosso do Sul. Atualmente, 42 presos daquele estado cumprem pena em presídios federais, sendo que 30 deles estão em Catanduvas (PR).

O MS configura-se como o estado mais beneficiado desde a criação do SPF, pois além da custódia de presos, 80 agentes penitenciários federais prestaram serviços durante 100 dias na penitenciária estadual de segurança máxima Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande, e foram emprestados armamentos para Secretaria de Segurança Pública (MS), bem como equipamentos do Depen para rastreamento de telefones celulares dos estabelecimentos penais daquele Estado.

Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário