Brasília, ( MJ/PF) - O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, ganhará mais uma ferramenta para o combate à criminalidade no Brasil. A Polícia Federal apresentou segunda-feira passada (27), o Sistema VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado. Trata-se de uma aeronave de observação que será utilizada especialmente nas áreas de fronteira do país. Com a aquisição do VANT, a Polícia Federal será a primeira força policial do mundo a dispor desse sistema, facilitando a fiscalização de todo o território nacional de maneira mais eficiente e segura.
A apresentação foi feita, às 8h30, com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro; e do diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, no aeródromo de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, localizado a 40 km de Foz do Iguaçu.
A iniciativa é mais uma ação do Pronasci Fronteira que visa fortalecer o combate tráfico de drogas e armas, contrabando, roubo de gado e pirataria na região. O Pronasci propõe mais de 90 ações preventivas, repressivas e sociais para o enfrentamento à violência.
O VANT é capaz de voar por 37 horas ininterruptas, cobrindo mais de 1000 km. Durante o vôo, o aparelho pode fotografar ou filmar pessoas ou objetos no solo, de uma altura que pode chegar a 30 mil pés (1O km), com nitidez.
Na primeira faze do projeto, a PF recebe o sistema para avaliação e aquisição, que está prevista para o final de 2009. Uma segunda etapa prevê a criação de quatro bases, com 14 aeronaves. Brasília abrigará, além de uma das bases, um centro de treinamento para os operadores do sistema.
O investimento feito em cada uma das aeronaves é de, aproximadamente, R$ 8 milhões. O contrato de aquisição do VANT prevê a transferência de tecnologia para a indústria nacional, de acordo com as diretrizes do Governo Federal. Com essa transferência, a previsão é que, nos próximos anos, aeronaves similares possam ser fabricadas no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário