Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

MJ promove II Fórum Nacional de Gabinetes de Gestão Integrada.

Brasília (MJ) – Autoridades de segurança pública de diversos estados e municípios discutiram, de 3 a 6 deste mês, em Brasília, ações conjuntas para reduzir os índices de violência no II Fórum Nacional de Gabinetes de Gestão Integrada em Segurança Pública. O objetivo era fomentar a gestão integrada da segurança pública para atender às demandas da sociedade.

O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com o objetivo de integrar os trabalhos dos Gabinetes de Gestão Integrada (GGIs) estaduais e municipais de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Foram compostos 12 grupos de trabalho formados por especialistas e autoridades que discutiram, por exemplo, parâmetros para o gerenciamento de crises com reféns, a prevenção do crime por meio do desenho urbano e boas práticas de segurança pública com cidadania entre outros.

Ao final do Fórum, foram apresentadas propostas que subsidiem políticas, programas e projetos integrados sobre o tema.

Os Gabinetes de Gestão Integrada (GGIs) municipais, por exemplo, são responsáveis pela gestão das ações do Pronasci no município e reúnem representantes dos órgãos de segurança das três esferas do Poder Executivo (União, Estado e Município). O Gabinete também oferece condições para o trabalho de equipes multidisciplinares do Pronasci, compostas por assistentes sociais, psicólogos, educadores e pedagogos.

Já os GGIs estaduais melhoram a articulação entre polícias civil e militar, bombeiros, guarda municipal, Polícia Federal e Rodoviária, e outras instituições de segurança do estado. Essa integração permite aperfeiçoar a gestão da segurança pública e responder com mais rapidez aos pleitos da área.

A abertura do evento foi feita na segunda-feira (03) pelo secretário substituto da Senasp, Alexandre Aragon. Também participaram do evento, a coordenadora-geral da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), Regina Miki, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Valmir Lemos, e o assessor de relações federativas do MJ, Juarez Pinheiro.

Segurança com Cidadania

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza ações preventivas e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de controle e repressão. Entre os principais eixos do Programa destacam-se a formação e valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Até o fim de 2011, o governo federal investirá R$ 6,7 bilhões no desenvolvimento de mais de 94 ações que envolvem União, estados e municípios.

Clique aqui para ter acesso à programação e conhecer os temas que foram abordados.

Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário