Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Dep. Eliziane: falta de delegados atrasa apuração de denúncias.

04/08/2009

A presidente da Comissão de Infância, Juventude e Idoso da Assembleia Legislativa, deputada Eliziane Gama (PPS), na manhã desta terça-feira (4), reforçou a necessidade de combater casos de pedofilia e violência contra a infância no Maranhão.

De acordo com a parlamentar, o número de denúncias recebidas pela comissão tem aumentado nos últimos dias, em muitos casos com envolvimento de pais biológicos, familiares, pessoas próximas e autoridades.

Segundo a parlamentar, um dos empecilhos para que os casos sejam apurados é a ausência de delegados de prontidão na Delegacia de Proteção a Infância e ao adolescente (DPCA).

Na tribuna, a parlamentar disse que segundo informação recebida, a DPCA não tem atendimento regular e diante desta situação entrou com pedido junto ao Estado para a retomada do trabalho destes profissionais.

“Nós fizemos hoje uma indicação para que a governadora Roseana Sarney tome providências de forma urgente em relação à DPCA, pois hoje se alguém for a delegacia não tem como prestar uma denúncia. Conseguindo fazê-la, não tem como se dar encaminhamento, por que não há titulares, nem suplentes disponíveis. Espero que a situação da DPCA seja resolvida o quanto antes”, reforçou a deputada.

Durante o discurso, Eliziane Gama frisou os dados divulgados pelo disque 100 que põe o Maranhão como o terceiro do Brasil com maior número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Agradeceu o apoio do presidente da AL, deputado Marcelo Tavares por disponibilizar o telefone da comissão para que as denúncias sejam recebidas.

“É lamentável ver crianças sendo expostas a este tipo de violência. Agradeço o apoio recebido do presidente desta Casa, deputado Marcelo Tavares (PSB) que já se prontificou a permitir que a Comissão da Infância receba as denúncias através do telefone especifico da comissão que é o (98) 3131-4343. A partir da denúncia recebida vamos encaminhar a Ouvidoria Geral do Ministério Público.”, disse.

Segunda à tarde, a deputada Eliziane Gama (PPS) realizou reunião extraordinária da Comissão no primeiro dia após o fim do recesso. Ela recebeu o promotor Márcio Thadeu (1ª Promotoria de Defesa da Infância e Juventude) e Washington Luiz (15ª Promotoria Criminal Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente). O encontro foi marcado para tratar dos dados relativos à violência e abuso infantil no Maranhão.

Amanhã, a partir das 16h, a comissão volta a receber os promotores e representantes da Ouvidoria Geral do Ministério Público, agora para tratar dos casos de pedofilia no Maranhão, com a presença de denunciantes.

Na próxima quarta-feira, dia 12, a presidente da Comissão irá visitar a unidade da Funac, da Maiobinha. “Nós faremos uma visita através da comissão a Funac para saber em que pé está à situação e os problemas do órgão, e ao mesmo tempo quais as medidas que estão sendo tomadas, para se resolver de forma emergencial a situação de conflitos.”

Já foi aprovado requerimento de autoria da parlamentar solicitando uma sessão especial sobre o cenário da exploração sexual infantil no Maranhão, com a presença dos membros da CPI da Pedofilia do Senado Federal. A vinda da CPI já esta confirmada, falta apenas marcar a data.

Fonte: Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário