14/05/2009
Prossegue amanhã (15) a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública em São Luís. No evento, gestores públicos, trabalhadores da área de segurança e representantes da sociedade civil estão traçando as diretrizes para o setor. Entre os assuntos discutidos durante o evento, estão: o combate ao crime, valorização de profissionais e controle social das políticas públicas para a segurança
Participaram da abertura do evento Guilherme Leonardi e Cláudia Rejane Gouveia, representantes do Ministério da Justiça, o ouvidor da Secretaria de Segurança Pública e membro da comissão de mobilização para o Estado do Maranhão, Ribamar Araújo, o delegado da Polícia Civil, Humberto Oliveira de Sousa, o Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Luís Carlos Magalhães, entre outras autoridades.
As políticas públicas para a segurança estão sendo debatidas a partir do texto-base estabelecido pelo Ministério da Justiça para a Conseg. No encontro, serão eleitos dois representantes, sendo um da sociedade civil e um do poder público, para representar o Maranhão na Conferência Nacional, de 27 a 30 de agosto, em Brasília.
As discussões estão sendo organizadas com base em sete eixos que estão servindo de diretriz para os trabalhos. Os eixos são: "Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo", "Financiamento da gestão política pública de segurança", "Valorização profissional e otimização das condições de trabalho", "Repressão qualificada da criminalidade", "Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz", "Diretrizes para o sistema penitenciário" e "Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes".
Cláudia Rejane Gouveia, mobilizadora da conferência para os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará informa que cada grupo de discussão é formado por aproximadamente 50 pessoas. Eles estão discutindo as prioridades que devem ser atendidas, visando transformar as propostas em políticas de Estado.
Etapa Estadual
A Comissão Organizadora Estadual (COE) sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública está trabalhando em ritmo intensificado na preparação da Etapa Estadual da Conseg que acontece nos dias 23, 24 e 25 de julho.
Segundo a COE, estão sendo programadas uma série de atividades voltadas para incentivar a participação da sociedade, como concurso de monografias, festival de música, mostras de vídeo, cursos de capacitação e conferências livres.
O principal objetivo da Conseg é abrir mais um canal de diálogo estreito com a população e receber sugestões de políticas públicas e seu resultado será a criação de princípios e diretrizes de uma política nacional de segurança pública.
Leia mais sobre este assunto no sítio da Prefeitura Municipal de São Luís e da 1ª Conseg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário