Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Escola Militar Tiradentes de Imperatriz será aberta em março.

Jornal OEMA 31/01/2010

João Rodrigues
Da Editoria de Estado

Imperatriz - A segunda unidade da Escola Militar Tiradentes no Maranhão passará a funcionar a partir do dia 1º de março, em Imperatriz. Antes disso, no dia 22 de fevereiro, os 800 alunos dessa primeira turma passarão por um período de adaptação e os professores, pela semana pedagógica.

O processo seletivo para o preenchimento das 412 vagas restantes (ensino fundamental e médio) acontece hoje durante todo o dia no Complexo Educacional Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro.

A escola militar herdará a estrutura física, docentes e até alunos da Escola Estadual Jonas Ribeiro, situada na Vila Redenção. O estabelecimento passará por reforma nos próximos dias. A metodologia de ensino será a mesma da rede estadual de ensino, coordenada pela Diretoria Regional de Educação. O gerenciamento será da Polícia Militar.

Criação - A nova instituição de ensino foi criada por determinação da Governadora Roseana Sarney no fim do ano passado com objetivo de atender toda a comunidade, mas especialmente dependentes de policiais militares e do Corpo de Bombeiros.

O diretor da escola, major Jurandy de Souza Braga, explicou que escolas militares existem em quase todos os estados, mas no Maranhão havia apenas uma que funcionou em São Luís até 1992. Em atendimento à reivindicação dos militares, o governo estadual recriou a unidade da capital, uma em Imperatriz e a terceira deverá ser criada em pouco tempo, no município de Bacabal.

O anúncio da escola foi uma boa surpresa para a população de Imperatriz. Apesar disso, muita gente na cidade ainda tem dúvidas sobre a forma de funcionamento específico da Escola Militar. Sobre isso, o diretor explicou que o principal diferencial será a ordem e a disciplina a serem seguidas pelo corpo docente e discente.

“O ensino na Escola Militar Tiradentes é semelhante ao ensino nas escolas públicas e particulares que já existem em Imperatriz. O diferencial é que nós damos mais ênfase à questão da formação cidadã, a disciplinas que primam pela ética, pelos bons princípios da moral e do civismo”, detalhou o diretor.

“O nosso Regulamento Interno tem de ser cumprido. Esse é o diferencial da escola militar: disciplina e hierarquia aplicadas aos métodos pedagógicos que a gente já conhece”, disse o major.

Disciplina - O Regimento Interno do colégio prevê, ainda, que os alunos do turno da manhã, por exemplo, terão de entrar em forma, cantar o Hino Nacional todos os dias, participarem do desfile matinal e não poderão usar telefone celular na sala de aula.

Major Jurandy ressaltou que a escola reforçará ainda mais a boa imagem da Polícia Militar perante a população do município, tendo ainda a pretensão de ser referência no ensino fundamental e médio e investir em práticas esportivas.

“Eu acredito que a imagem da Polícia já é boa e o colégio militar vem abrir uma fronteira da PM com alunos e a sociedade de Imperatriz”, avaliou major Jurandy, acrescentando que em São Luís os alunos estão alcançando destaque no esporte.

Receptividade - O oficial considerou natural a boa receptividade da escola pela população, em especial pelos alunos que não esconderam a empolgação durante a fase de inscrição para o processo seletivo. Sobre a hipótese de essa instituição gerar futuros policiais, ele classificou de situação remota, mas que será bem-vinda pela PM, mesmo não sendo esse o principal objetivo da instituição de ensino.

“A gente sabe que o aluno fica motivado, incentivado, mas esse não é o nosso objetivo essencial. O aluno vai terminar o ensino médio e seguir a carreira que ele quiser. Se ele conseguir fazer carreira na Polícia Militar, chegar a ser oficial ou praça, parabéns, a gente fica satisfeito”, pontuou o oficial.

Importância - A psicóloga Venúsia Milhomem disse que a Escola Militar Tiradentes que será instalada em Imperatriz será importante para possibilitar à população uma nova metodologia de ensino, que tem por base a disciplina militar.

Na opinião dela, a imagem da Polícia Militar (PM) também será melhorada com a escola, principalmente por esta possibilitar o reforço da figura do policial como herói. Ela disse que, assim como acontece em todas as classes, há casos em que policiais se envolvem em crimes, e a escola vai resgatar essa

imagem positiva do policial.

“Esta escola vem justamente resgatar esse moral dos policiais. É mais uma oportunidade da criança ter um espaço com qualidade de ensino em Imperatriz”, ressaltou a psicóloga. Os pais também aprovam a escola. No ponto de vista da especialista em comportamento humano, a escola militar é um local de controle maior dos estudantes.

“Para os pais, trata-se de uma escola que vai ter uma disciplina melhor e que isso pode contribuir para a formação de seu filho, especialmente para a questão de impor limites”, frisou a psicóloga.

História

- Criado por meio da Lei nº 8.509, de 28 de novembro de 2006, com o objetivo de proporcionar educação de qualidade aos filhos e dependentes dos policiais militares, bem como a toda sociedade maranhense, o Colégio Militar Tiradentes incorporou toda a estrutura e alunos do Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Maranhão.

- A nova escola da Polícia Militar do Maranhão rege-se pela disciplina fundamentada no autoconhecimento, na conscientização, na expansão dos próprios limites como fator de crescimento pessoal, valorização dos princípios éticos, do bem-estar físico e mental, com ênfase não somente ao lazer, mas principalmente ao condicionamento físico e às práticas desportivas.

- A coordenação das atividades diárias é efetivada pelo serviço de monitoria, havendo um policial militar em cada série.

Inscrições superaram expectativas

Mais de mil candidatos estão aptos a fazer as provas das disciplinas de Matemática e Português do processo seletivo para preenchimento de 412 vagas oferecidas pela escola. De 8h as 12h serão aplicadas as provas para os candidatos a vagas no ensino fundamental, e das 13h30 as 17h30 será a vez dos candidatos as vagas do ensino médio.

A boa procura surpreendeu a direção da escola, principalmente em função de serem ofertadas apenas 412 vagas em razão das restantes (388) terem sido garantidas, automaticamente, para os alunos que estudaram ano passado na Escola Jonas Ribeiro.

Vagas - Desse total de vagas do seletivo, 60% serão reservadas aos dependentes de policiais militares e do Corpo de Bombeiros. Detalhe: mesmo os filhos de militares terão de participar do seletivo.

Pelo edital, o resultado do processo seletivo será divulgado uma semana após as provas, mesmo período em que terão início as matrículas. A data ainda será definida logo após o seletivo.

Reforma - O diretor da Escola Militar Tiradentes, Major Jurandy, tranqüilizou os pais sobre a reforma do prédio onde funcionará a escola. A empresa responsável pela obra deverá iniciar os trabalhos esta semana, a tempo de entregar o prédio dentro do prazo estipulado.

Mesmo assim, o diretor ressaltou que a questão estrutural é importante, mas acima dela estão a qualidade do ensino e o resultado desse trabalho. “Não adianta escola com ar-condicionado e mármore no chão se não tivermos índices”, opinou o major.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão.

14 comentários:

  1. que dia sai o resultado de que passou ,imperatriz na escola militar tiradentes

    ResponderExcluir
  2. ei como faço para fazer minha escrição para o essa escola!

    ResponderExcluir
  3. como faço para fazer uma inscriçao para estudar em imperatriz.

    ResponderExcluir
  4. como faço pra saber o dia das escrições e do seletivo e tambem gostaria de saber o numero do telefone da escola

    ResponderExcluir
  5. Qual o site q posso me inscrever para participar da seleção?

    ResponderExcluir
  6. onde eu posso fazer as escrição?

    ResponderExcluir
  7. vai ter vagas de escrições para o ensino fundamental e quando começa?

    ResponderExcluir
  8. gostari de saber quando começa o seletivo para o ano 2012 do ensino fundamental sandra

    ResponderExcluir
  9. Ligue para (98) 3268.3050/3051 para obter as informações de que precisa.

    ResponderExcluir
  10. eu quero saber o nome dos alunos que passaram no seletivo

    ResponderExcluir