Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A polícia única, vale apena?

Achei interessante não só a enquete sobre a unificação das polícias como também o resultado parcial até a postagem desse artigo, resultado que me deixou surpreso por apresentar um empate técnico, pois vejamos a PEC 430/09 de autoria do Deputado Federal Celso Russomanno PP/SP, Cria a nova Polícia do Estado e do Distrito Federal e Territórios, desconstituindo as Polícias Civis e Militares.

Desmilitariza o Corpo de Bombeiro Militar que passa a denominar-se: Corpo de Bombeiros do Estado e do Distrito Federal e Territórios, e institui novas carreiras, cargos e estrutura básica. Altera a Constituição Federal de 1988.

O autor da proposta ressalta que existem dissonâncias entre as polícias tanto por falta de comunicação, planejamento ou comando único na execução de ações, quanto pela duplicidade de estruturas físicas e de equipamentos.

"Fatores que demandam custeio e investimento dobrados, se refletindo em verdadeiro desperdício de dinheiro público, em especial em uma área tão carente de recursos como é a segurança pública",

Uma questão tão polêmica deve ser bastante analisada com muito empenho e atenção porque o nosso presente e futuro estão nas nossas decisões, vejo a pauta em questão com bastante cautela, temos pontos positivos e negativos como, por exemplo, o direito de greve será que toda a polícia entraria de greve para lutar pelos seus interesses ou esse direito lhe seria tolhido. Um ponto que considero positivo é situação que facilitaria para a sociedade no sentido que ela na sua maioria não sabe distinguir a função constitucional das policias civis (policia judiciária) e polícia militar (ostensiva), ou seja, aquele que começasse a ocorrência seria o mesmo a finalizar. Lembrando que a referida PEC 430/09 só diz que não terá nenhum prejuízo financeiro, porém, não revela nenhuma vantagem nesse sentido.

Apesar de que o Brasil ser um dos poucos que possuem várias policias, se unificar será só no baixo clero, sou contra, pelo fato que não podemos aceitar sem discutir intensamente tal questão, observamos ainda que os militares não todos, sejam a favor, até entendemos os motivos só sair do regime se torna vantajoso. Por isso peço que alguém que votou na enquete a favor me convença para que possamos começar analisar os prós e contra

Ass. Fabrício Magalhães (investigador de polícia)
E-mail magalhaesfabricio@yahoo.com.br
Fone: 98 88140986 ou 98 81718483

FONTE: SINPOL-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário