Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Censo 2010 tem trabalhos iniciados no Maranhão.

19/05/2009

A governadora Roseana Sarney reuniu-se, na tarde desta terça-feira (19), no Palácio dos Leões, com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, que veio ao Maranhão oficializar a criação da Comissão Censitária Estadual (CCE) do Censo 2010 no estado.

Compareceram ao encontro o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Maranhão, Marcelo Virgínio de Melo; os secretários estaduais Gastão Vieira (Planejamento, Orçamento e Gestão), César Pires (Educação) e Ricardo Murad (Saúde).

O presidente do IBGE destacou a importância do Censo para o Brasil e para o Maranhão, uma vez que, por meio dele, obtém-se dados técnicos e reais sobre o número de habitantes dos municípios e estados, bem como as condições de vida das famílias. Ele ressaltou que o trabalho está começando com um ano de antecedência e que, neste primeiro momento, são definidas as comissões censitárias que ficarão responsáveis pelo trabalho de coleta dos dados, que começará no dia 1º de agosto de 2010.

"Pela primeira vez, os recenseadores oferecerão duas opções de resposta. Além de poderem usar o aparelho PDA, os entrevistados poderão optar por fornecer as informações via internet, no site do IBGE", informou Eduardo Nunes.

A intenção do IBGE é que entre 5% a 10% da população do Maranhão forneça os dados por meio da internet, o que equivale a uma população entre 5 e 10 milhões de pessoas. No Brasil, o trabalho será desenvolvido por 230 mil recenseadores. No Maranhão, a previsão é que seja mobilizado um total de cinco mil pessoas para todo o processo. O treinamento dos supervisores terá início no mês de fevereiro e o dos recenseadores em abril.

Nos meses de maio e junho, as equipes darão início ao trabalho de identificação dos domicílios e em agosto ocorrerão as entrevistas. No Brasil, serão visitados 58 milhões de domicílios e o orçamento previsto para o trabalho é de R$ 1,4 bilhão. Pelo último Censo, realizado em 2000, o Maranhão tem 6.305.539 habitantes. São Luís conta com cerca de 970 mil habitantes, conforme a última contagem.

Comissões

Além da Comissão Censitária Estadual, serão criadas as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), que colaborarão na cessão de espaços e infraestrutura para instalação dos quase 6,5 mil postos de coleta, na revisão de mapas e cadastros, no esclarecimento de dúvidas a respeito de divisas intermunicipais e do posicionamento correto de localidades, entre outras atividades.

As CMGEs serão um espaço no qual representantes da sociedade poderão se reportar ao IBGE. Cerca de 1.200 coordenadores do órgão, cada um responsável por, em média, cinco municípios, presidirão as reuniões nos municípios, acompanhando o trabalho de 230 mil agentes de pesquisa e garantindo a qualidade do trabalho do Censo.

Durante a coleta das informações, as CMGEs auxiliarão na solução de problemas e na identificação de eventuais omissões. Podem ajudar a divulgar a operação, a sensibilizar a população para responder corretamente às perguntas dos recenseadores e na oferta de meios de transporte para as equipes de campo.

Ao fim da pesquisa de campo, os resultados provisórios do Censo 2010 serão apresentados aos membros das comissões, que terão a oportunidade de averiguar a qualidade da cobertura e, se for o caso, propor verificações. 

Fonte: Governo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário