Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

domingo, 1 de novembro de 2009

SINPOL/MA: aspectos da última Assembleia Geral.

19/10/2009

Foi realizada na ultima sexta-feira, uma assembléia geral dos policiais civis e penitenciários, tendo como pauta o veto governamental, a medida provisória e as mudanças no plano de carreira, cargos e remunerações. Constou no livro de presença 112 pessoas, um numero pequeno, baseado em que já tivemos assembléias com cerca de 300 pessoas, os penitenciários foram pouquíssimos, tiveram outras prioridades, entendemos.

Seria leviano da minha parte, se afirmasse que nesse momento os policiais queriam uma nova greve, pois não a queriam por vários motivos e perfeitamente compreensíveis, tais como: a carga constante de cobranças a que são submetidos diariamente, vindas do executivo, da mídia e principalmente da sociedade; os policiais recém nomeados, que ficam vulneráveis diante das pressões hierárquicas, como a portaria ilegal da SSP; as constantes greves que fazemos, todas por motivos justos, entretanto causa um grande desgaste nos policiais; a não participação histórica de alguns colegas de trabalho que além de não participarem, ainda tem a cara de pau de criticar aqueles que têm coragem de lutar; a desmotivação reinante no ambiente policial, a cada dia o policial civil fica menos motivado, só não enxerga quem não quer; a divisão estrutural entre as categorias, com o patrocínio da cúpula da policia civil....

Então, diante dos fatos e por tudo no momento, decidimos aceitar a proposta do governo do estado, que reajustou o subsídio dos investigadores de policia, comissários, escrivães e peritos criminalísticos auxiliares, incluindo os aposentados e pensionistas em 10%, um reajuste diminuto e insuficiente para as nossas necessidades e valor profissional. Mas percebemos, e o tempo se encarregará de mostrar a todos, que às vezes é preciso perceber o exato momento de avançar ou recuar estrategicamente, para não vulgarizar o movimento paredista, sem, contudo, se ajoelhar diante dos superiores hierárquicos e aceitar propostas que visam tão somente beneficiar os policiais da ativa, esquecendo os aposentados.

Outra questão de fundamental importância que pontuamos na assembléia, foi as alterações que foram feitas no plano de carreira cargos e remuneração para os Delegados de Polícia Civil e que nos prejudicam direta e indiretamente, como foi relatado no texto “CRITERIOS DE DESIGUALDADES, ASSIM CAMINHA A POLÍCIA CIVIL!, que todos devem ler e reler para que formem convicções e possam repassar a outros policiais que não tem acesso a internet, ou não gostam de ler e sobretudo ficam reproduzindo o que os Delegados falam, mesmo que isso não seja a verdade, é preciso que esses compreendam as dificuldades que estamos vivenciando e venham a somar conosco e colocar um pouco de luz nessa escuridão, que passará, não tenho duvida pois só depende de nós. Explicamos que em reunião com o Chefe da Casa Civil e o Secretário de Administração, os mesmo pediram 30 dias para formarem uma comissão e avaliarem o PCCR sob a ótica dos trabalhadores.

Sei que do ponto de vista da diretoria sou o mais exigido, e assumo tudo o que falo e escrevo, e sei me defender sozinho, não mudarei nenhuma vírgula do que tenho dito todos os dias para os policiais, sejamos menos subservientes e mais respeitosos com todos, inclusive e preferencialmente com a sociedade.

Texto de total responsabilidade
De Amon Jessen
Presidente do SINPOL
Data: 19.10.2009

Fonte: SINPOL-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário