Brasília, 07/05/09 (MJ) – Uma das principais demandas da população, a segurança pública, ganhou um novo aliado nesta quinta-feira (07). Nos próximos cinco anos, o Ministério da Justiça (MJ) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vão trabalhar em parceria na produção de conhecimento científico contra o crime organizado.
O termo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (5), em solenidade no Ministério. E já prevê para 2009 um estudo sobre vitimização - uma espécie de radiografia dos crimes cometidos no Brasil e da atuação das forças policiais.
Com o acordo, abriu-se a possibilidade do Ipea ajudar no gerenciamento do processo, num trabalho conjunto considerado vital pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. "Sabemos que o que dá certo em segurança pública é o que é fundado na inteligência, na racionalidade e no conhecimento. Precisamos de precisão e rigor científico".
A junção de forças ajudará na formulação de políticas públicas e na mensuração dos resultados, continuou Balestreri. "Vamos poder monitorar, por exemplo, a eficácia do policiamento comunitário, uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). É preciso saber se estamos no caminho certo", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário