Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Psiquiatra associa uso de drogas a violência e acidentes.

15/07/2010 - 15:24

O médico psiquiatra Ruy Palhano alertou, em palestra sobre o tema “Crack e a juventude maranhense”, para os riscos conseqüentes do consumo crescente de drogas no Maranhão. A palestra, realizada na quarta-feira (14), foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), na sede do órgão, no bairro Monte Castelo, em São Luís.

Segundo Palhano, de cada 100 pessoas atendidas no Socorrão II, seja por acidente ou violência, em 95% dos casos, a causa está associada, direta ou indiretamente, ao consumo de drogas lícitas ou ilícitas. “A droga, quando consumida, afeta áreas do cérebro, como a responsável pelo medo”, alertou.

De acordo com o psiquiatra, os danos mais comuns aos usuários de drogas são insônia, agitação psicomotora, ansiedade disfuncional (intensa), agressividade, alucinações visuais, delírios de perseguição, alucinações tácteis - sensação de ter formigas, insetos ou cobras imaginárias debaixo da pele. Após a excitação, há acometimento da sensação de cansaço, apatia, irritabilidade, tremores e comportamento impulsivo para depressão e suicídio.

A promotora de Justiça Glória Mafra, durante o debate realizado depois da palestra, chamou a atenção para o aumento do número de mulheres encarceradas como um fruto da crescente circulação de drogas. “O crime cometido pela população feminina nas prisões, geralmente, é o tráfico de drogas”, avaliou. Ela informou ainda que foi enviada à Prefeitura de São Luís uma recomendação para que parte do orçamento público seja destinado a políticas públicas voltadas ao combate das drogas.

Políticas Públicas

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sérgio Tamer, destacou a importância de se discutir o tema.  “O consumo crescente de drogas é uma preocupação que tem de mobilizar a todos, para que busquem o enfrentamento dessa questão”, analisou.

Tamer afirmou que a Sedihc realiza um trabalho preventivo para evitar que o jovem entre no mundo das drogas. O evento foi, também, uma oportunidade de apresentar aos convidados, os membros que compõem o Fórum de Debates Permanente Sedihc.

Fonte: Governo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário