Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Estudo apresenta propostas das mulheres para segurança pública.

Brasília, 26/08/09 (MJ) – A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) começa nesta quinta-feira (27) em Brasília, mas as discussões sobre os temas que serão debatidos no evento já começaram. Na manhã desta quarta-feira (26), em cerimônia no Ministério da Justiça, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) lançou o estudo “Mulheres: Diálogos sobre Segurança Pública”.

A pesquisa teve como objetivo identificar as opiniões e propostas das mulheres sobre segurança pública e como torná-la mais eficiente. As idéias serão apresentadas durante a Conseg.

Realizado com 213 mulheres de todo o país, das mais diversas classes sociais, o estudo mostrou que elas associam a violência familiar nas grandes cidades à falta de políticas adequadas para as áreas de educação e saúde. Elas também reclamam que, na maioria das vezes, ficam fora das discussões sobre os rumos da segurança pública.

As mulheres pedem ainda que as políticas para a área priorizem a prevenção; sejam realizadas em conjunto com a comunidade e tenham como temas prioritários o enfrentamento à violência doméstica.

“A segurança pública não é apenas uma questão de polícia, mas de políticas públicas, para que se crie uma cultura de não-violência”, declarou a ministra da Secretaria Especial de Políticas paras as Mulheres, Nilcéa Freire. Segundo ela, é preciso confrontar as adversidades e buscar soluções para o setor de uma forma solidária.

Para o secretário Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri, as mulheres têm muito a ensinar no que diz respeito à humanização da polícia. “Em Medellín e em Bogotá, na Colômbia, onde a segurança pública melhorou consideravelmente nos últimos anos, pelos menos 15% das forças policiais são compostas por mulheres. Precisamos transformar a segurança para melhorar o país”, afirmou.

A 1ª Conseg tem início nesta quinta e vai até o dia 30, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Tarso Genro, participam da cerimônia de abertura.

Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário