Após os recentes escândalos sobre detentos amontoados em prisões e delegacias do Espírito Santo, ONGs e congressistas brasileiros usaram audiência ontem na Comissão de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre o sistema carcerário do país para pressionar por uma visita de avaliação da organização ao Brasil. A data está sendo negociada com o governo.
"A tortura continua em nível nacional -a Secretaria Especial deDireitos Humanos recebeu 71 denúncias só em 2009. Recebemos denúnciasde abusos por agentes carcerários encapuzados. (...) O Estadobrasileiro tem respondido ao problema principalmente com uma políticafalida de criação de vagas", disse Fernando Delgado, da ONG JustiçaGlobal.
O Brasil já fez convite oficial à OEA para análise dos direitos humanos no país, mas a viagem foi remarcada várias vezes.
O embaixador do Brasil na OEA, Ruy Casaes, ao lado de representantes dePoder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Estados,concordou com as dificuldades, mas afirmou que o país já está empenhadoem solucioná-los.
"O problema do sistema carcerário não pode ser desvinculado da segurança pública e da situação social", disse Casaes.
Bom dia, Caro João, o sistema carcerário no Brasil, realmente está precisando de ajuda. Sou aluna de Direito e hoje estou fazendo um trabalho sobre o tema, poucas informações se consegue, infelismente. Por isso, caso o sr possa me ajudar com algo, peço que divulgue para ajudar em meu trabalho. Agradecida. Cristiane
ResponderExcluir