Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

domingo, 14 de junho de 2009

Conselhos Comunitários discutem melhorias na Segurança Pública.

10/06/2009

Representantes de 22 Núcleos dos Conselhos Comunitários de Segurança da capital se reuniram, nesta quarta-feira (10), para discutir sua atuação junto às comunidades e as parcerias com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Na reunião, o secretário Raimundo Cutrim esteve representado pelo adjunto, Willian Romão falou da importância dos Conselhos Comunitários de Segurança, sua criação e a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Willian afirmou que "os Conselhos Comunitários de Segurança têm um papel fundamental, pois esses grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, estreitando laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais".

Para o tenente-coronel Odair, supervisor de Modernização Institucional da SSP, reuniões como essa objetivam fortalecer e orientar as lideranças comunitárias acerca das formas de participação e mobilização comunitária, bem como, discutir, ouvir e buscar mecanismos para a prevenção da criminalidade. "A implementação dos Conselhos Comunitários vem demonstrando que a atuação policial nos processos de proteção de segurança do cidadão depende da integração e participação social, confirmando o preceito constitucional de que "a Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos," ressaltou.

Antonio Alves, coordenador do Conselho Comunitário da região do Coroadinho, observa que, historicamente, o movimento comunitário funciona como um facilitador entre as polícias na resolução dos problemas relativos à segurança pública, nos bairros. Eles levantam problemas e até apresentam soluções para a segurança.

O trabalho fica muito mais ágil, quando a comunidade passa a atuar de forma organizada com a polícia do seu bairro. "Os resultados são extremamente positivos", assinala Antonio, com larga experiência no movimento comunitário.

Conferência Livre

A reunião serviu também para preparar mais uma Conferência Livre para colaborar com princípios e diretrizes na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) que será realizada em São Luís. O evento acontece no sábado (13) das 13h às 19h, no Centro de Saúde São Raimundo, no Bairro São Raimundo (área Itaqui-Bacanga), numa realização do Conselho de Segurança Cidadã de São Luís, Núcleo do 5º DP (Área Sul).

É importante que os representantes de todos os segmentos da comunidade participem da Conferência Livre porque esta é uma forma de reunir a opinião dessa população acerca da segurança pública, e elaborar princípios e diretrizes que depois possam contribuir na melhoria dessas políticas públicas para todos, explica Patrício de Jesus, coordenador do Conselho da região.

Fonte: Governo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário