Brasília (MJ) - Integrantes do serviço de inteligência dos Estados Unidos e Alemanha, e autoridades policiais de dez estados brasileiros estiveram reunidos nos dias 2 e 3 de julho em Recife (PE) para o I Congresso Internacional de Inteligência. Eles deverão repassar conhecimentos para mais de 200 profissionais de segurança pública (policiais civis, militares, agentes penitenciários e bombeiros) de Pernambuco. O evento acontecerá no auditório do Banco Central.
O evento foi organizado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco através do Centro Integrado de Inteligência de Defesa social – CIIDS, com patrocínio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.
Além dos representantes do estado estiveram presentes profissionais da Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
O Congresso faz parte das ações do Programa Pacto Pela Vida, do governo de Pernambuco, que prevê a estruturação humana e material do sistema de inteligência do estado, através do Programa de Capacitação de Inteligência de Segurança Pública, iniciado no ano de 2007.
Durante o evento foram apresentadas as tecnologias e as ferramentas disponíveis no âmbito da Inteligência no mundo e experiências exitosas de outros países na padronização das ações e procedimentos.
O coordenador geral de Inteligência da Senasp, Régis Limana, um dos palestrantes do evento, afirma que esta iniciativa serve para unificar e qualificar os trabalhos realizados pelos serviços de inteligência em nível federal, estadual e municipal.
Também estiveram presentes integrantes da comunidade de Inteligência do Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Federal, Rodoviária Federal, Forças Armadas, Secretaria da Fazenda de Pernambuco, Petrobrás, Receita Federal, Infraero, Agência Brasileira de Inteligência, Tribunal de Contas de Pernambuco e Banco Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário