Brasília, (MJ) - Na primeira quinzena de julho a polícia brasileira ganhou mais conhecimento para o combate ao crime, com o Curso de Capacitação sobre Perícias de Local de Crimes contra a Pessoa, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. A capacitação foi realizada na Superintendência de Polícia Técnico-Científica do estado de São Paulo.
O curso contou com a presença de peritos de praticamente todos os estados, além de mais de 50 profissionais do interior de São Paulo. Foram 12 disciplinas ministradas por especialistas da área, em aulas teóricas e práticas além de discussões de casos.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre metodologias e procedimentos aplicados no levantamento de dados em perícias de local de crime contra a pessoa, arqueologia forense, fotografia e superposição de imagens, dispositivos legais, mudança na abordagem e conclusão dos laudos, entre outras, totalizando 40 horas-aula.
Segundo o coordenador de perícia forense da Senasp, Wagner Barroso, com as transformações da sociedade e do seu comportamento, também ocorrem mudanças na maneiras como os crimes contra a vida acontecem. “Neste cenário, surge a necessidade da capacitação técnica cada vez mais especializada do profissional que examina a cena do crime, as peças e instrumentos a eles relacionados, para reproduzi-lo por meio de simulação”, explica o coordenador.
Ele acredita que os profissionais de segurança pública precisam de treinamento contínuo para adaptarem-se a moderna tecnologia que o mercado disponibiliza e aos termos da nova legislação.
O objetivo do curso era aperfeiçoar e atualizar as técnicas de perícias em Crimes contra a Pessoa, diante das novas tecnologias empregadas, dos novos dispositivos da Lei 11.690/08 que alterou o Código de Processo Penal e das necessidades dos usuários do trabalho em perícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário