Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Senasp divulga lista de pós-graduações condecoradas com Selo Renaesp.

04/08/2010 - 10:39

Brasília, 04/08/2010 (MJ) – A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ), divulgou nesta segunda-feira (2), os nomes dos 14 cursos de pós-graduação que receberão o Selo da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp).

Nove universidades e duas academias de polícia tiveram seus projetos de cursos aprovados. A condecoração é um reconhecimento ao trabalho dessas instituições para expansão das políticas públicas de ensino e valorização dos profissionais de segurança pública.

Essas Instituições de Ensino Superior (IES) e de Ensino em Segurança Pública (IESP) receberão no dia 19 de agosto, às 15 horas, na sede do MJ em Brasília (DF), o certificado de concessão do Selo Renaesp.

O edital contendo o resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), essa semana e teve uma retificação no DOU, na terça-feira, dia 3. Clique aqui para obter mais informações.

O processo seletivo do Selo teve início em 18 de junho e contou com a participação de 27 IES e IESPs  de todo o Brasil. Os candidatos apresentaram propostas de 35 cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade presencial e a distância.

Com o Selo Renaesp, a Senasp espera prestigiar e disseminar boas práticas de ensino tanto das IES, quanto das IESPs. “Essa ação facilitará a identificação de instituições que promovam cursos e contribuirá para a divulgação de suas metodologias", explicou o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

Aprovados

O Rio de Janeiro teve quatro cursos aprovados, dos quais duas propostas foram da Universidade Castelo Branco e mais duas, da Universidade Estácio de Sá. O Distrito Federal teve a aprovação de duas propostas de pós-graduação da Universidade Católica de Brasília.

Já São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram, em cada estado, dois cursos aprovados. Por São Paulo foram: Universidade São Francisco e Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra. E pelo Rio Grande do Sul, a Faculdade Meridional e a Pontifícia Universidade Católica.

Outros quatro estados também tiveram IES e IESPs contempladas com a concessão do Selo: Universidade do Sul de Santa Catarina, Escola Superior de Polícia Civil do Paraná, Universidade de Fortaleza (Ceará) e Iuni Educacional (do Mato Grosso).

Principais temáticas

Os temas mais comuns entre as especializações são os vinculados aos direitos humanos e à gestão na segurança pública. Em seguida, aparecem as políticas públicas, os de perícia e análise criminal. Há ainda cursos como mediação de conflitos e inteligência. Todas essas propostas estão adequadas as 14 áreas temáticas para cursos da Renaesp.

Com a publicação das propostas aprovadas no DOU, se inicia a fase de tramitação interna de credenciamento, autorização e reconhecimento, que vai até o dia 18 de agosto. Já a assinatura do Termo de Credenciamento acontecerá na cerimônia para concessão de Selo Renaesp, no dia 19 de agosto, no salão Negro do Ministério da Justiça.

Para a coordenadora da Renaesp, Haydée Caruso, o Selo contribui para a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais de segurança pública. "Esperamos, assim, ampliar o potencial da Renaesp em busca da qualidade técnica e da excelência acadêmica necessárias para a construção do conhecimento na área de segurança pública”, resumiu Haydée.

Renaesp

Criada em 2005, a Renaesp conta atualmente com a participação de 58 IES públicas e privadas que oferecem 52 cursos de especialização gratuitos, a mais de 2 mil profissionais de segurança pública em todo país por ano. A iniciativa é uma das 94 ações propostas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do MJ, para prevenir e enfrentar a criminalidade com base na valorização do profissional de segurança pública.

A Rede foi criada para oferecer aos profissionais da área a oportunidade de aprofundar o conhecimento em segurança pública e formar pensadores e gestores especialistas neste segmento. A Renaesp se concretiza a partir da parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas que promovem cursos de pós-graduação lato sensu, a distância e presenciais, sobre diferentes temas relacionados à segurança pública.

Fonte: Ministério da Justiça.

Um comentário:

  1. Parabéns, vamos expandir este trabalho. Sou militar e trabalho com cerca de 200 crianças carentes na cidade de Buriti-MA no interior do estado. Não conto com a ajuda do Poder Executivo e o público atendido é carente de lazer, educação, cultura e tantas outras coisas q fazem com que os mesmos entrem no mundo errado.

    ResponderExcluir