Brasília 24/06/09 (MJ) – São Luís, capital do Maranhão, é o mais novo município a aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O convênio foi assinado nesta quarta-feira (24), pelo ministro da Justiça, Tarso Genro e pelo prefeito da cidade, João Castelo.
O programa articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão.
São 94 ações que integram a União, os estados, municípios e diversos setores da sociedade. O público-alvo do programa são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente, o Pronasci está presente em 97 municípios, 20 estados e no Distrito Federal.
Com o Pronasci, o município poderá apresentar projetos na área de segurança pública que serão financiados com recursos do Ministério da Justiça. Serão desenvolvidas, prioritariamente, ações de prevenção na capital maranhense.
Segundo o prefeito de São Luís, João Castelo, os principais problemas de segurança da capital maranhense são o tráfico de drogas e a delinqüência. "Queremos proteger os locais onde jovens e crianças se concentram para evitar a influência de marginais sobre eles. O adolescente é o público altamente prioritário. Se você cuida bem da juventude, você está fazendo um trabalho altamente preventivo e positivo", explicou o prefeito.
Entre os projetos do Pronasci para a juventude está o Protejo que identifica jovens em situação de risco social e oferece atividades educativas, esportivas, culturais e de lazer. Além dessas atividades, os jovens recebem uma bolsa mensal de R$ 100. Esses adolescentes são selecionados por membros de outro projeto do Pronasci, o Mulheres da Paz - lideranças capacitadas para atuarem na prevenção e mediação de conflitos nas comunidades onde moram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário