18/06/2009
Por: J.Roberto/Mauro Wagner
Cerca de dois mil alunos de escolas estaduais de São Luís participaram na tarde desta quarta-feira (17) da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD).
O evento foi realizado no Ginásio Georgeana Pflueger (Castelinho), e contou com as presenças do coronel Nogueira Lago, representando o governador João Alberto; do secretário estadual de Segurança Pública, Raimundo Cutrim; do secretário estadual da Educação, César Pires; do comandante-geral da PMMA, coronel Franklin Pacheco Silva; do tenente-coronel José Ribamar Pereira da Silva Filho, coordenador estadual do Proerd; do deputado líder do governo na Assembléia, Chico Gomes; do vereador Augusto Serra; e de oficiais e praças, dentre outras autoridades.
O secretário Raimundo Cutrim saudou as autoridades, pais, alunos e as comunidades que prestigiaram a cerimônia. "Hoje é um dia de grande satisfação para o governo do Estado e todo o Sistema de Segurança Pública, sabendo que estamos cumprindo nossa missão de contribuir na formação social, oportunizando conhecimento e cidadania a milhares de crianças", exaltou o secretário.
Ele lembrou que o Proerd é uma iniciativa oriunda dos Estados Unidos, trazida pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 92, e que chegou ao Maranhão em 2002. "Plantamos a semente de um projeto ambicioso no Estado, e hoje temos a convicção de que deu certo. Na época, como gestor da pasta da Segurança Pública do Estado, oferecemos a oportunidade inicialmente a 240 estudantes de Santa Inês", destacou.
Cutrim aproveitou o momento para anunciar que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, está adquirindo mais cinco viaturas que serão entregues à coordenação do Proerd, para impulsionar as atividades do projeto, que hoje já existe em todas as escolas estaduais da Região Metropolitana de São Luís e em mais 78 municípios do Estado.
Na ocasião, os secretários Raimundo Cutrim, César Pires, o coronel Nogueira Lago e representantes do Sistema de Segurança foram agraciados pela coordenação com certificados de "Amigo do Proerd". Em seguida eles entregaram medalhas e certificados aos alunos que alcançaram os três primeiros lugares na redação de conclusão do Curso.
O Secretário da Educação, César Pires, elogiou a PM pela importante colaboração com a aplicação do Proerd nas escolas das redes pública e particular de ensino do Maranhão. "A Polícia Militar tem ofertado uma grande contribuição às nossas famílias, para que mais tarde ela encontre na sociedade um aliado na prevenção e no combate à criminalidade, consciente de que as crianças de hoje representam o nosso amanhã", ressaltou.
Já no próximo dia 25, quinta-feira, está marcada a formatura de mais 1.100 estudantes das escolas públicas municipais, também no Castelinho, que receberão o certificado de conclusão do Programa. Ainda no mês de julho estão previstas várias formaturas no interior do Estado.
Implantação e Diretrizes – A implantação no Maranhão aconteceu no ano de 2002 em Santa Inês. Em 2003, o programa foi instalado efetivamente em São Luís, se estendendo atualmente a mais de 78 municípios do estado, onde formou, até o final de 2008, 121.151 crianças na faixa etária dos 9 aos 12 anos.
Durante seis meses, os estudantes assistem aulas, na própria escola, com orientações sobre Cidadania, informações sobre drogas (tipos mais consumidos), os males causados à saúde, a destruição da estrutura familiar e, principalmente, a prevenção.
As etapas de implantação e execução do Programa foram viabilizadas a partir do convênio firmado pela Secretaria de Segurança Pública com a Polícia Militar e as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, em bairros onde há incidência de consumo e venda de drogas.
Todos os participantes recebem uma cartilha para facilitar o acompanhamento das aulas. O conteúdo foi elaborado por uma Organização Não Governamental (ONG) americana, sendo adequado à realidade brasileira pela Câmara Técnica do PROERD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário