Uma proposta em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) quer instalar detectores de metal nas salas de cinema, teatros e casas de show de todo o estado. De autoria da deputada Heroilma Tavares (PTB), o PL 482/2012 (Projeto de Lei) prevê que os espectadores que se recusarem à fiscalização deverão ser proibidos de ter acesso ao local.
Para justificar a proposta, a deputada afirma que a medida trará mais tranquilidade aos frequentadores após a recorrente divulgação de ataques ao público de espetáculos. De acordo com Heroilma Tavares, o procedimento passa a ser ainda mais necessário por conta da proximidade com a Copa do Mundo, momento em que haverá um aumento considerável no fluxo de turistas.
A deputada explica que, por mais preparada que esteja, a equipe de seguranças desses estabelecimentos não tem condições de identificar pessoas com algum distúrbio ou transtorno mais grave, e o detector de metais irá contribuir para melhorar a segurança coletiva.
A regra, no entanto, não se aplica a pessoas portadoras de marca-passo, próteses ou similares — mediante apresentação de documento comprobatório. Policiais devidamente identificados também estarão isentos da medida.
Caso o estabelecimento deixe de instalar os detectores de metal, o projeto prevê que o proprietário arque com uma multa de mais de R$ 1.800.
Nenhum comentário:
Postar um comentário