01/07/2011 - 09:20
Basta ligar para a operadora e dizer o Imei, que é o número de série único para cada aparelho. Em algumas horas ninguém mais conseguirá usar.
Todo mundo tem. É difícil viver sem ele. Já pensou no que você faria se perdesse ou tivesse o celular roubado?
“Eu cancelaria o chip”, diz um homem. “Eu acho que compraria outro imediatamente”, diz uma mulher. “Não tem como fazer mais nada. Já foi roubado mesmo”, conclui um homem.
Tem sim. É possível bloquear o chip e até mesmo o telefone. Fazer isso é simples. Basta ligar para a operadora e informar o Imei, que é o número de série único para cada aparelho. Só com essa informação é possível fazer o bloqueio e em algumas horas ninguém mais conseguirá usar o seu celular.
“Vários fornecedores, quando da venda do aparelho, já incluem o número de série do aparelho na nota fiscal. Caso o consumidor não consiga identificar, ele vai digitar no seu aparelho as teclas *#06# ou retirar a bateria do aparelho. No verso, o número de série vem também destacado em uma etiqueta. O consumidor deve identificar esse número, anotá-lo e guardá-lo em local seguro”, explica Gilberto Dias, gerente do Procon de Minas Gerais.
Telefone bloqueado perde valor comercial porque não pode mais ser habilitado. É uma forma de dificultar a ação de criminosos que roubam os celulares para revender.
“Existe um cadastro único para todas as operadoras que têm incluído o número de série do aparelho lá, e nenhuma operadora consegue mais habitá-lo para utilização”, acrescenta Dias.
O estudante Thiago Madureira não sabia. Teve o celular furtado e cancelou apenas a linha. “Se eu soubesse desse serviço eu tinha ligado para lá e bloqueado o aparelho, porque aí eu teria certeza que ninguém ia poder usar o aparelho”, diz.
O Procon e a Anatel dizem que a operadora é obrigada a informar ao consumidor que o telefone e o chip podem ser bloqueados. Se o aparelho for encontrado, o desbloqueio pode ser feito.
Fonte: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário