Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PF encontra uma nova rota do tráfico internacional que cruza o Pantanal.

07/05/2011 21:00

A operação ocorreu na noite desta sexta-feira, em Mato Grosso. Agentes apreenderam dois aviões e mais de seis mil cartuchos de munição escondidos em uma fazenda.

A Polícia Federal descobriu uma nova rota do tráfico internacional que passa por dentro do Pantanal. Em uma operação na noite desta sexta-feira (6), em Mato Grosso, os agentes apreenderam dois aviões e mais de seis mil cartuchos de munição que estavam escondidos em uma fazenda.

O fazendeiro que cedeu a propriedade para esconder a munição levou aos policiais até o local. Ele desenterrou os tambores onde estavam os projéteis. A propriedade fica em Barão de Melgaço, a 110 quilômetros de Cuiabá, em uma região alagada do Pantanal.

Foram encontrados seis mil projéteis de fuzil 762. A munição abastece principalmente metralhadoras automáticas de uso exclusivo das forças Armadas.

De acordo com as investigações, o arsenal pertence a Leomar Oliveira Barbosa, conhecido como “Playboy”, ex-braço direito do traficante Fernandinho Beira-Mar. Segundo a polícia, Leomar, que está preso em Goiás, comandaria o tráfico de armas e munições de dentro da cadeia.

“Essas munições iriam aos estados do Sudeste, principalmente para São Paulo e para Minas Gerais, para servir ao crime organizado, na mais diversa sorte de ilícito”, afirma o delegado Eder Magalhães.

Um detalhe na embalagem revelou a origem da encomenda: a Bolívia. A apreensão da munição revela que o Pantanal se transformou em rota de passagem de armas e drogas que vêm da Bolívia.

"A nossa região é muito bem servida por rios, e os traficantes têm se utilizado dessa via fluvial para buscar a droga na Bolívia e trazer em pequenas embarcações", declara o juiz Emerson Cajango.

Na fronteira do Brasil com a Bolívia, existem centenas de fazendas. O que tem dificultado o trabalho dos policiais é uma estratégia usada pelos traficantes cada vez com mais frequência. Eles passaram a adquirir propriedades rurais na fronteira entre os dois países. Os policiais levaram nossa equipe a uma fazenda onde foram encontrados 60 quilos de cocaína, no ano passado. A droga tinha sido lançada de um avião. “É uma área muito extensa, de um alagado, onde ficamos 48 horas ininterruptas, procurando essa droga", conta um policial.

Quando não são descobertas, as droga e as armas seguem de caminhão para o sudeste do país, camufladas com outras cargas. "Ao todo, 80% do que é produzido na Bolívia é deslocado para cá. O Brasil consome 80% dessa produção", afirma Antônio Mário Ibanez, do Grupo de Fronteira da PM-MT.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário