Deus dá liberdade aos Seus filho

Na liberdade que temos, damos o exemplo e não seguimos as más inclinações deste mundo

“Jesus perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo os filhos são livres’” (Mateus 17, 25-26).

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Penitenciária de Pedrinhas: o início do Sistema Prisional do Maranhão.

Situada a 15 km de São Luís, a penitenciária passou por várias adaptações e desencadeou a criação de um Complexo para atender a demanda de detentos.

*
Antes de localizar-se na área de Pedrinhas, a primeira Penitenciária do estado foi construída no bairro dos Remédios, no Centro da capital, e foi criada com a intenção de separar os presos pela ordem ou grau das penas, fazendo o papel apenas de casa de correção. Em seguida, começou a apresentar características de Penitenciária Estadual, já se utilizando de recursos do governo para obtenção de agentes de segurança, alimentação, vestuário e demais serviços.

Na época, projetos de ressocialização aos detentos, como oficinas de alfaiate e de sapateiro, já faziam parte das atividades da penitenciária. Em 1948, dois anos após a abertura da unidade no centro, foi feita a transferência para o município de Alcântara, onde também se enfrentou os mesmos problemas da localidade anterior já que a estrutura não compunha a segurança necessária e ainda prejudicou a questão turística da cidade.

A mudança para a mais nova Penitenciária do estado, intitulada Penitenciária de Pedrinhas, ocorreu em 12 de dezembro de 1965, quando esta foi inaugurada durante a gestão do governador Newton de Barros Belo, e permitia um total de 120 presos em suas instalações.

Situada a 15 km da Cidade de São Luís, à margem da BR-135, com uma área de 122 hectares, a Penitenciária de Pedrinhas passou por várias adaptações e desencadeou a criação de um Complexo para atender às necessidades quanto à quantidade de detentos.  O Complexo Penitenciário de Pedrinhas é integrado pelo Presídio Feminino, Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), Casa de Detenção (Cadet), Presídio São Luís I e II, Triagem, o Centro de Detenção Provisória (CDP).

A unidade passou por uma reforma geral na área da entrada, na sala de revista e em outras áreas do complexo. Cabe destacar a dificuldade que se tem em reestruturar uma instituição tão antiga quanto a Penitenciária de Pedrinhas.

O núcleo de saúde já foi finalizado e dispõe de atendimento odontológico, psiquiátrico e de assistente social todos os dias, enfermeiros e técnicos de enfermagem 24 horas, bioquímicos, exames de raios-X, testes de HIV, hepatite e vacinação. Os internos também já têm disponível a biblioteca que foi totalmente reformada e entregue juntamente com o departamento de saúde.

Das obras em andamento, resta finalizar o pavilhão dos presos da capital e a construção da quadra que dividirá os detentos do interior dos de São Luís. Inicialmente, a proposta é que a unidade seja dividida em três pavilhões, sendo que dois destes, o A e o 7, como são denominados, já estão em funcionamento. Estão sendo executados, no momento, o acabamento do último pavilhão, a quadra e, posteriormente, serão finalizados os locais onde irão funcionar as oficinas.

Toda obra deverá estar finalizada até o final do mês de agosto e trará para a comunidade carcerária uma melhor qualidade de vida dentro da instituição.

Fonte: Governo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário